Combustíveis fósseis: Vantagens e desvantagensA descoberta dos combustíveis fósseis para fins energéticos virou a roda da revolução na história da humanidade. Os combustíveis fósseis mantêm a capacidade de satisfazer as demandas de energia de todo o mundo durante centenas de anos, proporcionando um grande impulso para a revolução industrial no século XX. O mundo moderno deve, em parte, seu grande progresso tecnológico e mecânico aos combustíveis fósseis. No entanto, o consumo irracional desses materiais levou a vários problemas em todo o mundo.

Quais são os combustíveis fósseis?

Os combustíveis fósseis são considerados restos de plantas e animais da era pré-histórica, que agora foram reduzidos a simples cadeias de hidrocarbonetos, que estão presentes na natureza em forma de sólidos ou líquidos. Os combustíveis fósseis têm uma taxa de combustão muito alta, por isso eles liberam grande quantidade de energia. Curiosamente, a demanda mundial por combustíveis fósseis tem dobrado a cada 20 anos, no entanto, os reservatórios desses tipos de materiais orgânicos eram suficientes para atender a essa demanda até a algum tempo. Entretanto, o consumo excessivo dos combustíveis fósseis no século XX, em nome do progresso, tem levado ao esgotamento de tais reservatórios. Além disso, os combustíveis fósseis têm aumentado o nível de poluição ambiental, tanto que agora se tornou um sério problema ambiental.

Combustíveis Fósseis – Vantagens

Os combustíveis fósseis têm diversas vantagens sobre outras fontes de energia. Esta é a principal razão pela qual todo esse material orgânico ainda é o principal fornecedor de energia no mundo, mesmo em relação às fontes de geração de energia limpa, que ainda têm seu potencial pouco aproveitado. As vantagens dos combustíveis fósseis são os seguintes:
• Os combustíveis fósseis têm um valor muito alto em termos de eficiência energética. Assim, a queima de 1 g de combustíveis fósseis libera enorme quantidade de energia.
• Os reservatórios de combustíveis fósseis são muito fáceis de localizar.
• O carvão é um combustível fóssil encontrado em abundância. É usado na maioria das usinas, pois reduz o custo de produção em larga escala.
• Transporte de combustíveis fósseis em forma líquida ou gasosa é muito fácil. Eles simplesmente são transportados através de tubos de construção de centrais elétricas que funcionam com combustíveis fósseis também.
• O petróleo é a forma mais utilizada predominantemente de combustíveis fósseis para todos os tipos de veículos.
• Combustíveis fósseis são mais fáceis de extrair e processar, por isso são mais baratos do que as formas não-convencionais de energia.

Combustíveis fósseisCombustíveis Fósseis – Desvantagens

Embora, os combustíveis fósseis sejam a maior fonte de energia até o momento, o seu consumo de modo indesejável leva a diversas questões ambientais de grande importância. As desvantagens dos combustíveis fósseis são os seguintes:
• Apesar de o petróleo, o gás natural e o carvão serem encontrados em abundância na natureza, o índice alarmante em que eles estão sendo consumidos resultou na diminuição substancial de seus reservatórios.
• Os hidrocarbonetos presentes nos combustíveis fósseis liberam gases de efeito estufa, como metano, dióxido de carbono, etc, que são capazes de danificar a camada de ozônio.
• Além disso, outros gases nocivos como o monóxido de carbono e o dióxido de enxofre são responsáveis pela chuva ácida, o que significa um desastre para a ecologia.
• A extração de combustíveis fósseis colocou em perigo o equilíbrio ambiental em algumas áreas. Além disso, a mineração de carvão tem prejudicado a vida dos trabalhadores de diversas minas ao redor do mundo.
• O esgotamento dos reservatórios fez da extração de combustíveis fósseis uma atividade onerosa. Este fato é perceptível por afetar os preços dos combustíveis.
• A fuga de alguns combustíveis fósseis, como o gás natural e o petróleo pode levar a graves perigos. Assim, o transporte desses combustíveis é muito arriscado.
• Combustíveis fósseis contribuíram para o aquecimento global, e esta questão está sendo discutida por autoridades em nível mundial.


Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia