Tipos de combustíveis alternativos para motores

Tipos de combustíveis alternativos para motoresDiferentes tipos de combustíveis alternativos para motores têm sido testados por cientistas e engenheiros, especialmente pelo aumento nos preços do petróleo, pelos impactos negativos ao meio ambiente e pela potencial escassez de combustíveis fósseis que pode afetar os países em nível mundial. Com a poluição crescente e os custos do petróleo, tornou-se imperativo para todas as nações pensarem em outras formas e meios de gerar energia, através dos quais será possível limitar o uso do petróleo.

Os vários tipos de combustíveis alternativos de motores são conhecidos por serem utilizados em veículos e equipamentos, incluindo tratores e equipamentos de colheita e enfardamento. A característica principal desses tipos de combustíveis alternativos é que eles são encontrados na Terra em estado natural, ou são produzidos como resultado do processamento de combustíveis já existentes.

Etanol

De acordo com especialistas, este produto, também conhecido como álcool etílico, é considerado o mais popular entre todos os tipos de combustíveis alternativos destinados a automóveis e alguns equipamentos industriais que estão em uso no momento. O etanol é um biocombustível que pode ser feito de cana ou de milho. A partir de agora, não é aplicado como uma única fonte de combustível, mas é misturado à gasolina, resultando num produto chamado E85 (85% etanol e 15% de gasolina). Mesmo que este combustível não seja utilizado sozinho, a substância se queima de uma maneira mais limpa do que o combustível tradicional.

Metanol

Assim como o etanol, o metanol também um produto de álcool, também conhecido como álcool metílico. As substâncias aproveitadas para fabricar este combustível incluem: fibras lenhosas, gás natural, metano ou carvão. A utilização deste combustível é, na verdade, como um complemento para a gasolina. Em sua forma pura, é empregado como combustível para carros de corrida. Geralmente, ele é misturado com gasolina (metanol 85% e 15% gasolina).

Gás Natural

Os processos de perfuração de petróleo e mineração de carvão produzem um dos tipos de combustíveis alternativos, sendo este referido como gás natural. No entanto, ele também pode ser produzido a partir de campos de gás natural. Este combustível alternativo é classificado em: Gás Natural Comprimido (GNC) e Gás Natural Liquefeito (GNL). A primeira forma, como o nome sugere, existe em um estado sob pressão, é claro, inodoro e não provoca corrosão. É utilizado para táxis, caminhões de médio-porte e quase todos os tipos de ônibus, etc. Já o GNL é adequado para caminhões pesados e ônibus.

Carro elétricoEletricidade

Eletricidade também é bastante popular como um tipo de combustível alternativo inteligente. A vantagem mais importante deste tipo de combustível é a falta de emissões de carbono. Veículos movidos a eletricidade não geram poluição, contudo, os automóveis requerem em baterias de 12 ou 24 volts para alimentar o motor.

Hidrogênio

Embora, este combustível ainda não seja capaz de auxiliar no desempenho completo d os veículos, muitos estudos estão em curso para aproveitar essa fonte na indústria de combustível alternativo. Além disso, o hidrogênio é um dos elementos da terra que está disponível em abundância, e tem todas as possibilidades de se tornar uma boa fonte de energia para a humanidade.

Biodiesel

O biodiesel é misturado com diesel de petróleo. Por exemplo, se a mistura contém 5% de biodiesel e 95% de petróleo, então é conhecida como B5, e assim por diante. Como este combustível é à base de plantas, pode ser reaproveitado. Agindo como um lubrificante, ele acrescenta maior vida útil ao motor, e também produz um odor suportável quando queimado.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password