Gerador eólico vertical: Vantagens e desvantagensBasicamente, um gerador eólico vertical - ou turbina eólica de eixo vertical, é um tipo de gerador de energia eólica em que o eixo do rotor principal é fixado verticalmente, enquanto os geradores e outros componentes que produzem eletricidade, utilizando a energia mecânica, estão localizados na base. Como resultado disso, estes tipos de geradores de vento podem ser afixados no chão ou no telhado de um edifício (muitos especialistas sugerem que a chaminé é um lugar ideal para a instalação de uma gerador eólico de modelo vertical). Já os geradores de vento horizontais possuem o eixo do rotor principal na horizontal, sendo equipamentos montados em uma parte superior da torre. Os modelos de aerogeradores verticais têm percorrido um longo caminho a partir dos modelos de geradores eólicos mais antigos - com uma eficiência de 5 a 10%, para as variações de modelos de geradores de vento modernos e mais recentes, que prometem uma eficiência de cerca de 30%.

Vantagens dos modelos de geradores de vento verticais

De longe, a maior vantagem do gerador de vento vertical é o fato de que a direção do vento não um fator preponderante para o sucesso deste tipo de equipamento. Independentemente da direção em que o vento está soprando, as turbinas podem aproveitar a sua energia cinética e usá-la para a geração de eletricidade. Outras vantagens deste dispositivo são apresentadas a seguir:

• Estes geradores eólicos industriais podem se adaptar a mudança na direção do vento muito bem.
• Estes equipamentos podem ser instalados na chaminé de uma casa ou em ambientes industriais, especialmente em parques eólicos para a geração e o fornecimento de energia limpa.
• Um gerador eólico é um equipamento de fácil manutenção, já que pode ser instalado em locais de fácil acesso.
• Como o gerador está ao seu alcance, inclusive o trabalho de reparação não requer muito esforço.
• Não há pressão sobre a estrutura de apoio, como no caso do gerador de vento horizontal.
• Como um gerador eólico necessita de espaço limitado, este dispositivo pode ser instalado próximo um do outro em um parque eólico.
• Os fabricantes de geradores de vento também afirmam que estes aerogeradores não causam poluição sonora.

Desvantagens dos modelos de geradores de vento verticais

Gerador eólico de eixo vertical Mesmo que estas vantagens podem fazer dos geradores verticais eólicos parecerem bastante promissores, existem também algumas desvantagens destes dispositivos os quais não se pode desconsiderar. A seguir estão algumas das principais desvantagens dos geradores verticais eólicos que são capazes de comprometer a capacidade de geração de energia e a eficiência energética dos equipamentos.

• A altura mais baixa de instalação destes geradores torna esses dispositivos dependentes de ventos de nível baixo.
• As chances de esses geradores eólicos pararem de funcionar quando submetidos a fortes ventos não devem ser descartadas.
• Os modernos aerogeradores verticais são eficientes em relação aos seus antecessores, contudo, são equipamentos muito mais caros também.

Os geradores eólicos de eixo vertical são fabricados em diversas configurações e tamanhos, que abrangem desde pequenos geradores verticais de vento para uso doméstico até geradores de eixo vertical de vento de grande porte, utilizados em larga escala na produção comercial de eletricidade. Um gerador de boa qualidade pode custar entre R$ 1.700,00 a R$ 42.000, incluindo os modelos mais sofisticados e mais produtivos do que os modelos de geradores de baixo custo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos