Dezincificação de bronze no setor metal mecânico

Dezincificação de bronze no setor metal mecânicoA dezincificação de bronze é uma forma de corrosão seletiva que acontece quando o zinco é lixiviado para fora da liga, deixando a liga de cobre enfraquecida e porosa. Isso geralmente acontece quando o metal é imerso em água com cloro ou em água que tem altos níveis de oxigênio e dióxido de carbono, ou quando a tubulação de cobre lida com a água nessas condições.

O processo de dezincificação apresenta alguns sinais, como uma espécie de pó branco, que na verdade é um revestimento de óxido de zinco, na superfície do bronze, ou ainda manchas amareladas que vão ficando em tom de vermelho. A corrosão seletiva pode ser um problema quando se enfraquece uma peça de bronze, deixando-a vulnerável a falhas e vazamentos eventuais.

Possíveis mecanismos de dezincificação:

Dissolução seletiva de zinco apenas de acordo com a reação anódica :
Zn = Zn 2+ + 2e – . Zn Zn = 2 + + 2e -.
Paralelo a dissolução de ambos: zinco e cobre de acordo com as reações anódica: Zn = Zn 2 + + 2e – e Cu = Cu 2 + + 2e -, seguidos de redeposição de cobre por reação catódica : Cu 2 + + 2e – = Cu.
Dezincificação Meios de prevenção da dezincificação:

Melhorar o ambiente agressivo (menos cloro e oxigênio, reduzir acidez, evitar água parada);
Usar bronze com baixo teor de zinco (menos de 15%) ou * Cobre-níquel ;
Aplicar proteção catódica ;
Usar latão contendo aditivos inibidores: 0,05% As, Sb 0,05%, 1% Sn, p.
O bronze é uma liga ou mistura de cobre e zinco, sendo um metal maleável que é fácil de moldar e trabalhar com outros processos e tem muitas propriedades desejáveis, muitas vezes sendo aplicado em tubos de encanamentos. Quando uma liga de latão é formada por mais de 15% de zinco, há um aumento do risco de corrosão seletiva porque o zinco é um metal altamente reativo e com um vínculo fraco atomicamente. Conforme a porcentagem de cobre na liga aumenta, diminui o risco de dezincificação.

Existem vários métodos para aumentar a resistência à corrosão e à lixiviação do zinco. Ligas com menos de 15 % de zinco são menos suscetíveis à lixiviação e à corrosão, desde que não haja elementos conhecidos para reagir com o cobre presente na água, e desde que a aeração seja mínima. Os fabricantes podem também adicionar pequenas quantidades de outros elementos à liga para evitar a corrosão. O arsênico, o fósforo, o antimônio e o estanho podem ser adicionados à liga, mas a adição de antimônio ainda é o procedimento mais eficaz. Cabe destacar que o uso dos produtos de antidezincificação do bronze está se tornando mais comum.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password