Tipos de fluidos hidráulicosOs tipos de fluidos hidráulicos são uma forma de líquido lubrificante usado em sistemas hidráulicos de transmissão de energia. As excelentes propriedades dos fluidos e óleos hidráulicos são alcançadas através de uma combinação de um óleo de base e de demais aditivos (aditivos antidesgaste, detergentes, antioxidantes, antiespuma, inibidores de corrosão , entre outros). 

Fluido mineral hidráulico à base de petróleo:

Os óleos minerais são os fluidos de base de custos mais baixos. Esses suprimentos, essenciais  para a manutenção de peças e componentes, possuem a maioria das características mais importantes que os óleos hidráulicos devem ter. As desvantagens do fluido mineral (à base de petróleo) são a sua baixa resistência ao fogo (ponto baixo), toxicidade e baixo grau de biodegradabilidade.

Fluidos hidráulicos sintéticos com base em éster de fosfato:

Os ésteres de fosfato são produzidos pela reação do ácido fosfórico com alcoóis aromáticos. Os fluidos hidráulicos de ésteres de fosfato possuem excelente resistência ao fogo, porém eles não são compatíveis com as tintas, adesivos, alguns polímeros e materiais selantes. Esses tios de lubrificantes industriais também são bastante tóxicos.

Fluidos hidráulicos à base de poliol éster sintéticos:

O poliol éster é produzido pela reação de ácidos graxos de cadeia longa e alcoóis sintetizados. Os fluidos hidráulicos à base de poliol éster são resistentes ao fogo e possuem propriedades de lubrificação muito boa. Esses produtos de lubrificação de máquinas e equipamentos são amigáveis ao ambiente, ou seja, são ecologicamente corretos, mas seu uso é limitado pelo custo elevado.

Óleos hidráulicos vegetaisFluidos hidráulicos à base de água e glicol sintético:

Os fluidos hidráulicos à base de água e glicol sintético contêm de 35% a 60% de água em forma de solução (não emulsão), além de aditivos (antiespuma, anticongelante, inibidores de corrosão e ferrugem, antidesgaste, etc.). Esses produtos possuem excelente resistência ao fogo, não são tóxicos, mas são biodegradáveis. Entretanto, sua escala de temperatura é relativamente baixa: de 0 ° C a 49 ° C. A evaporação da água causa a deterioração das propriedades dos fluidos hidráulicos.

Óleos hidráulicos vegetais:

Os tipos de óleos hidráulicos vegetais são produzidos principalmente a partir de óleo de canola. Sua estrutura química é semelhante à estrutura dos ésteres de poliol. Os fluidos vegetais hidráulicos possuem propriedades de lubrificação muito satisfatórias e alto índice de viscosidade (sensibilidade baixa à temperatura de viscosidade). Esse tipo de fluido de lubrificação é apresenta toxicidade e é biodegradável. A principal desvantagem dos óleos vegetais hidráulicos é sua resistência à oxidação relativamente baixa.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais