Usos do dióxido de titânio

Usos do dióxido de titânioO dióxido de titânio, também conhecido como titânio (IV) ou óxido de titânio, é o óxido de ocorrência natural de titânio, de fórmula química TiO2. Quando usado como um pigmento, é chamado de titânio branco, pigmento branco 6 ou CI 77891. Tem uma vasta gama de aplicações, desde tintas para pintura até protetores solares e coloração de alimentos. O dióxido de titânio é um óxido de ocorrência natural do elemento titânio.

A substância também ocorre naturalmente como três compostos minerais conhecidos como anatase, brookite e rutilo. Como um pigmento, dióxido de titânio é usado para melhorar a cor branca de certos alimentos, tais como os produtos lácteos e doces. Dióxido de titânio ocorre na natureza como o bem conhecido rutilo os minerais, anatase e brookite e, adicionalmente, como duas formas de alta pressão, ambas encontradas recentemente na cratera Ries, na Bavária. Anatásio de rutilo e brookite contêm seis titânios coordenados.

Dióxido de titânio bruto é purificado através de conversão para o tetracloreto de titânio no processo de cloreto. Este tetracloreto de titânio é destilado e re-oxidado, com uma chama de oxigênio puro ou plasma em 1500-2000 K para resultar em dióxido de titânio puro enquanto também regenerador de cloro.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

O subproduto de sulfato de ferro (II) é cristalizado e filtrado para se obter apenas o sal de titânio na solução de digestão, que é processado para gerar mais dióxido de titânio puro. Um método para a produção de dióxido de titânio com relevância para a nanotecnologia é a síntese solvotérmica de dióxido de titânio.

Uma vez que o dióxido de titânio reflete a luz tão bem, é ideal para uso como uma camada protetora para muitos produtos, como peças de automóveis e espelhos ópticos. A indústria de plásticos também faz uso de dióxido de titânio como um revestimento para absorver a luz UV e ganhar maior durabilidade.

Protetor solar é um dos produtos que levam dióxido de titânio em sua fórmula

Protetor solar é um dos produtos que levam dióxido de titânio em sua fórmula

O dióxido de titânio é o pigmento branco mais amplamente utilizado por causa do seu brilho e índice de refracção muito elevado, em que é superado apenas por alguns outros materiais. A opacidade é melhorada pela óptima dimensionamento das partículas de dióxido de titânio ..

No caso de produtos cosméticos e de cuidados da pele, dióxido de titânio é usado como um pigmento, filtro solar e um espessante. O dióxido de titânio é produzido em diferentes tamanhos de partícula, óleo e dispersável em água e com revestimentos variáveis ​​para a indústria cosmética.

O dióxido de titânio encontra-se em quase todos os filtros solares com um bloqueador físico devido a seu índice de refração elevado, sua forte capacidade de absorção de luz UV e à sua resistência à descoloração sob luz ultravioleta. Os protetores solares projetados para crianças ou pessoas com pele sensível são geralmente baseados em dióxido de titânio e / ou óxido de zinco, uma vez que acredita-se que estes bloqueadores de UV minerais causem menor irritação da pele do que outros produtos químicos para a mesma finalidade.

As partículas de dióxido de titânio usadas ​​em filtros solares têm de ser revestidas com sílica ou alumina, porque criam radicais na reação fotocatalítica. O dióxido de titânio, particularmente sob a forma anatase, é um fotocatalisador sob luz ultravioleta (UV). O dióxido de titânio é, assim, adicionado a tintas, cimentos, janelas, telhas ou outros produtos para a sua esterilização, desodorização e anti-incrustantes e é utilizado como um catalisador de hidrólise.

As propriedades fotocatalíticas do dióxido de titânio foram descobertas por Akira Fujishima em 1967 e publicado em 1972. O processo na superfície do dióxido de titânio foi chamado de efeito Honda-Fujishima. O dióxido de titânio tem potencial para uso na produção de energia: como fotocatalisador, ele pode realizar a hidrólise, ou seja, quebrar a água em hidrogênio e oxigênio.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password