Vantagens e desvantagens do carvão O carvão tem sido utilizado pela humanidade há muito tempo como forma de geração de energia e, ao longo do tempo, a popularidade desta fonte de energia só tem aumentado. Mesmo que o carvão seja considerado uma fonte de energia geradora de poluição ao meio ambiente, como um dos combustíveis fósseis mais aproveitados para produzir eletricidade, ainda assim a extração do carvão na mineração e seu uso continuam beneficiando diversos setores da sociedade. O mau aproveitamento das fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica e a térmica, o que impede que sejam fontes eficientes de energia com boa infra-estrutura de alta produção de petróleo e gás natural, contribuiu também para o estado atual do carvão como uma das principais fontes de energia para a humanidade.

Tanto as vantagens como as desvantagens de carvão devem ser levadas em consideração para determinar se o carvão é uma fonte de energia confiável ou não. Esta avaliação também se torna útil quando se trata da questão da substituição das fontes convencionais de energia pelas fontes mais avançadas tecnologicamente e sustentáveis. Os aspectos positivos e os negativos da utilização do carvão para gerar energia são apresentados abaixo.

Quais são as vantagens do carvão?

Entre as fontes não renováveis de energia, o carvão é uma das mais abundantes fontes de energia. É também um dos combustíveis fósseis mais baratos, tanto na geração de energia está quanto no processo de extração deste minério. A quantidade de eletricidade produzida a partir do carvão não é muito grande, mas é considerada muito mais confiável do que as outras formas de energia. Ao contrário das fontes de energia alternativas, como energia solar e eólica, esta fonte não é de todo dependente das condições climáticas. Ela pode ser armazenada com segurança, e, portanto, é possível tomar as providências em situações de risco e de emergência. Da mesma forma, as exigências de infra-estrutura para o processamento e o transporte de carvão estão em menor grau quando comparadas a outros combustíveis fósseis, como no caso do petróleo e do gás natural. Existem também duas vantagens ambientais em relação ao carvão - que tende a produzir uma série de subprodutos quando entra em combustão, podendo ser usado para outras atividades. Além disso, também tende a reduzir a dependência do petróleo e do gás natural, duas fontes que estão se esgotando a taxas alarmantes nos últimos anos.

Carvão Quais são as desvantagens do carvão?

Como no caso de quase todas as outras fontes de energia, mesmo carvão tem alguns inconvenientes próprios. Uma das maiores desvantagens do carvão é a poluição do ar. Numerosos gases nocivos, incluindo o dióxido de carbono, dióxido sulfúrico e cinzas, são liberados no ambiente quando o carvão é queimado para produzir energia. Na verdade, ele tende a emitir duas vezes mais CO2 do que os outros combustíveis fósseis. Outras desvantagens das usinas de carvão incluem sua tendência de ocasionar poluição sonora e degradação ambiental. O fato de que os trabalhadores em minas de carvão estão expostos a todas estas formas de poluição torna-os vulneráveis a uma série de doenças. O processo de trabalho nessas minas é também muito perigoso, e o risco de acidentes é bastante elevado. Mesmo que muitos especialistas digam que o carvão é um dos mais abundantes entre os combustíveis fósseis, isso não significa que os depósitos de carvão estarão disponíveis para sempre. A poluição em larga escala atribuída ao carvão, assim como aos outros combustíveis fósseis, é o maior obstáculo no seu uso. Nesse caso, as fontes de energia alternativa, portanto, são lançadas como uma fonte substituta a essas formas tradicionais de energia.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia