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Alemanha faz planos ousados para mercado de carros elétricos

Berlim deve dobrar ajuda financeira à indústria, com gastos de US $ 2,8 bilhões em 2013, especialmente para pesquisa e desenvolvimento de baterias mais potentes.

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Alemanha faz planos ousados para mercado de carros elétricosNo último dia 16, as autoridades da Alemanha descreveram um plano ousado para turbinar o número de carros elétricos em suas estradas, chegando a uma meta de um milhão de veículos híbridos em menos de 10 anos, auxiliando no crescimento das montadoras dentro deste setor-chave.

Apesar de apenas dois a três mil carros elétricos estarem atualmente registrados em um país de aproximadamente 40 milhões de veículos, a chanceler Angela Merkel mantém expectativas de elevar o número de automóveis elétricos para um milhão em 2020 e, possivelmente, seis milhões em 2030.

A Alemanha deve se tornar "um país líder de mercado" nesta nova tecnologia, disse Angela Merkel em uma conferência de imprensa na segunda-feira. Embora as montadoras alemãs tenham sempre se mantido no topo do segmento de carros de luxo, estas empresas buscaram tardiamente o mercado de veículos híbridos ou elétricos.

Berlim pretende duplicar sua ajuda financeira à indústria automobilística alemã, com investimentos de dois bilhões de euros (US$ 2,8 bilhões) até 2013, especialmente para o campo de pesquisa e desenvolvimento de baterias mais potentes, uma tecnologia-chave para melhorar o desempenho e reduzir o preço dos veículos elétricos.

Mas Merkel rejeitou a idéia de subsidiar o custo de compra de carros elétricos, que permanecem muito mais caros se comparados aos carros convencionais. "Um prêmio para comprar não é a resposta certa", disse ela. O veículo elétrico i-MiEV da Mitsubishi, um dos primeiros a ser produzido em massa, é vendido a mais de 30.000 euros, um preço muito superior aos outros carros da sua classe.

Mercado de carros elétricosO governo alemão, no entanto, vai tentar estimular as vendas por outros meios. Merkel afirmou que qualquer carro que emitir menos de 50 gramas de CO2 por quilômetro rodado - algo que nenhum carro a gás é capaz de fazer - ficaria isento do imposto de circulação por um período de 10 anos.

A chanceler da Alemanha também prometeu reformas que envolvem o modo como os veículos fabricados pelas montadoras do setor automotivo são tributados, além de oferecer às fabricantes de carros elétricos alguma vantagem. Os carros elétricos também serão autorizados a utilizar corredores de ônibus nas cidades, bem como algumas vagas de estacionamento seriam gratuitas.

No entanto, a chanceler reconheceu que "não será fácil" para a Alemanha se tornar uma líder de mercado na nova tecnologia, já que os fabricantes estrangeiros estão bem à frente no desenvolvimento de carros híbridos e sustentáveis.

Alavancar o mercado de veículos elétricos é visto como crucial para ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a dependência das importações de petróleo estrangeiro. Mas também é observado como essencial na proteção da indústria automobilística alemã, um dos principais motores da economia do país.


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