Mineração: Prata é metal preciosoA prata é considerada um metal valioso, versátil, dúctil e acessível, tendo chamado a atenção de muitas pessoas ao longo da história da mineração. Além de ser primordial para a confecção de joias e peças de decoração, a prata tem sido amplamente utilizada para aplicações industriais. É um metal muito aplicado em componentes tecnológicos ou aparelhos elétricos, e na área médica, a prata serve para o tratamento de queimaduras. A prata é encontrada também no campo da energia solar, normalmente na construção de células solares de silício cristalino e painéis fotovoltaicos.

Há uma demanda de mercado pela prata em quase todos os campos. Consequentemente, há um aumento da competição entre as empresas para atender a esta necessidade. Assim sendo, a prata tornou-se um metal extremamente rentável e, atualmente, várias empresas dedicadas à mineração deste elemento tentam desenvolver tecnologias que permitam a extração do metal de forma sustentável e lucrativa

Joias de prataAs empresas de mineração destinam áreas de exploração de minas em potencial, desde que a exploração extensiva seja realizada para obtenção da prata. Os diversos métodos de mineração da prata são executados após uma intensa pesquisa, de modo a identificar a fonte direita de formação do metal no subsolo. A mineração pode ser ao nível da superfície – processo conhecido como mineração de superfície ou na parte mais profunda das minas.

Todo cuidado é necessário durante a extração da prata do solo, com a finalidade de assegurar que o metal mantenha o seu brilho original e sua aparência. Assim, ele poderá ser transformado em diferentes peças com inúmeras formas. As empresas têm suas próprias jazidas de minerais que são referidas como recursos inferidos.

A mineração da prata também precisa levar em consideração as possíveis repercussões da atividade de extração da prata do solo. As empresas que realizam esse tipo de trabalho precisam agir em conformidade com as normas de gestão ambiental. As companhias de mineração têm que cumprir a responsabilidade social de garantir que não existam riscos potenciais à saúde dos funcionários, de moradores às minas, bem como que não haverá degradação do solo.

As operações de mineração de prata tornaram-se produtivas devido à grande demanda deste metal no mercado, e este fato tem levado ao surgimento de diversas empresas especializadas nas atividades de mineração de prata e de outros metais preciosos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração