Benefícios do uso da sílica ativa em concreto

Benefícios do uso da sílica ativa em concretoA sílica ativa tem sido utilizada por muitos anos na área de construção civil para oferecer ao concreto alguns dos requisitos mais exigidos deste material de construção: de alta resistência e durabilidade. A sílica ativa melhora as características tanto do tipo de concreto fresco quanto do tipo de concreto já endurecido. Sendo assim, os benefícios do uso da sílica ativa em concreto são muitos, mas vamos enumerar apenas os principais deles a seguir.

1. Redução da permeabilidade do concreto (betão)

Para a formação de um concreto resistente ao ambiente mais agressivo, a propriedade mais importante é a permeabilidade. A reação entre sílica ativa e o hidróxido de cálcio aplicados no cimento hidrata e proporciona uma estrutura de poros mais densa e impermeável. Apesar de a porosidade total do concreto de sílica ativa ser similar ao do concreto Portland, o tamanho médio dos poros é muito mais fino, conduzindo a uma grande redução da permeabilidade.

2. Melhoria do desempenho mecânico do concreto

Sílica ativa A sílica ativa reage com a pasta de cimento para formar adicionais fortes de silicato de cálcio hidratado (CSH), oferecendo maior resistência. A sílica ativa reduz o vazamento de água e aumenta o vínculo entre a pasta de cimento e os demais agregados. Graças ao seu efeito pozolânico (reação com Ca (OH) 2), este elemento contribui, portanto, para a melhoria da força e da rigidez do concreto, podendo ser aproveitada na redução do teor de cimento da mistura. Além da economia de custo benefício, isso irá restringir o total de calor de hidratação e pode melhorar o desempenho do concreto em termos de resistência química.

3. Melhoria das condições de reforço de proteção contra corrosão

Alguns estudos realizados em vários países mostrou que os cimentos do tipo 1 (com alto conteúdo de C3A), misturado com sílica ativa e em combinação com um redutor de água de alta gama, fornece desempenho durável contra o ataque do sulfato e de altas dose de cloreto, que induzem à corrosão.
Os principais motivos desse resultado pode ser resumir como segue:
– Sílica ativa reduz a permeabilidade do concreto. A penetração da água e de produtos químicos fica, então, reduzida.
– A habilidade do alto cimento C3A para lidar com complexos cloretos resulta na formação de compostos insolúveis, capazes de reduzir a mobilidade dos íons de cloretos na superfície de reforço de concreto.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password