Perfuração inclinada na indústria de petróleo e gás

Perfuração inclinada na indústria de petróleo e gásA perfuração inclinada é uma forma não vertical de perfuração de poços, sendo um processo de perfuração offshore normalmente utilizado em atividades de exploração de gás natural e petróleo. Esta forma de perfuração é empregada geralmente para extrair petróleo ou gás, além de outros recursos que não podem ser acessados através do método de perfuração vertical tradicional.

O tipo de perfuração offshore inclinada é também aproveitado como um meio de proteger as áreas sensíveis do ambiente, tais como pântanos e oceanos. Esta perfuração direcional também auxilia na redução do número de poços e equipamentos necessários para a produção de gás natural e petróleo. Em alguns casos, a perfuração oblíqua proporciona alívio da pressão durante a extração de diversos recursos.

Os reservatórios de gás natural e de petróleo são, por vezes, localizados em áreas subterrâneas de difícil acesso, tais como lagos, montanhas, geleiras, ou em áreas residenciais. Ao invés de perturbar a paisagem existente, um poço é perfurado em um ângulo de 30o-45o, o que impede que o terreno seja muito danificado em sua superfície. Os poços verticais de produção em reservatórios subterrâneos podem apresentar certas deformações que dificultam o processo de extração pela perfuração vertical. Nesses casos, a perfuração por inclinação é necessária para a remoção mais eficiente do petróleo e do gás natural.

Técnica de perfuração inclinada A técnica de perfuração inclinada também oferece muitos benefícios ambientais, permitindo que as atividades de exploração e de produção de gás natural e a produção petrolífera prejudiquem os ecossistemas mais delicados. Este tipo de perfuração é especialmente importante na proteção do ambiente marinho próximo aos reservatórios offshore. Cabe lembrar que a perfuração inclinada conta com a característica de permitir que uma única sonda de perfuração offshore tenha acesso a mais de 20 poços.

A perfuração de poços múltiplos em um único ponto offshore também pode ajudar a reduzir o custo total da exploração de petróleo e gás natural, já que a necessidade de menos sondas de perfuração propicia a diminuição dos custos associados às atividades offshore em áreas de exploração e de prospecção. As despesas de produção em terra também foram amortizadas, permitindo que as unidades de perfuração sejam alocadas em locais que são mais facilmente acessíveis.

Geralmente, a perfuração offshore inclinada também é um método aproveitado para aliviar a pressão depois que ocorre a ruptura em um poço de exploração. Nesta situação, um poço alternativo é perfurado em um ângulo bem diferente do local original de perfuração. A perfuração angulada do poço alivia a pressão e interrompe o fluxo descontrolado do petróleo ou gás natural em vazamento no local. Este método impede os vazamentos de petróleo e gás e é particularmente útil em várias situações no segmento offshore.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password