A montadora japonesa Toyota Motor informou nesta segunda-feira, 23, que planeja criar um serviço de rede social privado para que os condutores de carros da marca deixem seus “tweets” quando necessitarem de manutenção. A empresa japonesa pretende trabalhar em conjunto com a empresa americana especializada em Cloud Computing (Computação em nuvem) Salesforce.com para criar o perfil de serviços na rede social chamado de "Toyota Amigo", que será destinado aos proprietários de carros elétricos e veículos híbridos plug-in a serem introduzidos no mercado no próximo ano.

A montadora japonesa deverá investir US$ 5,4 milhões, e a Salesforce.com fará também um aporte milionário na Toyota Media Service Co., uma subsidiária da Toyota, provendo serviços de dados aos condutores. A Microsoft Corporation, que em abril anunciou uma parceria estratégica com a Toyota para construir uma plataforma global de serviços de comunicações de próxima geração, vai investir mais de US$ 4 milhões.

A Toyota descreveu o serviço como "uma rede particular de solidariedade social que conecta os clientes da Toyota com seus concessionários e com a própria Toyota". O serviço será acessível através de telefones inteligentes, tablet PCs e outros dispositivos móveis avançados.

Os carros serão capazes de enviar alertas e “tweets”, lembrando aos motoristas de recarregar as baterias dos veículos elétricos, disse a Toyota. "Os serviços de rede social estão transformando a interação humana e os modos de comunicação", disse o presidente da Toyota, Akio Toyoda.


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