Efeitos dos derramamentos de petróleo no marOs derramamentos de petróleo que ocorrem perto de uma costa marítima causam mais danos do que os vazamentos de petróleo que ocorrem no mar aberto, porque o habitat da vida marinha é geralmente mais denso nas áreas próximas ao litoral do que no meio do oceano. Os vazamentos de óleo podem ocorrer devido a várias razões, como por exemplo, a operação inadequada dos diversos oleodutos instalados e distribuídos nos mares, por meio dos quais o petróleo é transportado para vários países. Além disso, qualquer tipo de desastre natural ou acidental provoca danos aos navios de armazenagem de óleo, além das barcaças, gasodutos, refinarias, etc, ocasionando os derrames de petróleo.

Os efeitos do derramamento de óleo sobre a vida marinha e sobre o meio ambiente são decididos pelo tipo de óleo derramado, pela localização do óleo e pelo habitat existente na área. O principal problema em relação ao petróleo é que, uma vez que se derrama, se espalha por toda parte no oceano, aumentando os riscos ambientais. Quando os animais marinhos consomem esse produto alastrado na água, o óleo entra no corpo dos peixes e outros animais marinhos, que morrem por asfixia e em detrimento dos efeitos tóxicos do óleo.

Efeitos dos derramamentos de óleo no oceano

Dependendo do tipo de óleo, o petróleo pode formar uma densa camada sobre o corpo dos animais marinhos. Entre os principais efeitos do derramamento de óleo estão:

  • Danos às penas das aves, impossibilitando-as de se movimentar e buscar alimentos.
  • O óleo forma uma camada sobre a pele dos peixes, impedindo que eles possam respirar. Apenas baleias e golfinhos permanecem a salvo, já que seus corpos são escorregadios e não permitem que o óleo fique aderido.
  • Afogamento de animais marinhos em meio ao óleo espesso espalhado nas águas.
  • Maiores incidências de úlceras e outros problemas internos no corpo dos animais, levando a doenças e à morte.
  • A capacidade de sentir odores de muitos animais, como as focas e outros animais marinhos, é comprometida. Isto os torna incapazes de detectar os seus semelhantes e perceber os perigos à volta.
  • Redução da capacidade da ave de voar, uma vez que suas penas ficam imersas na massa densa de petróleo.

Efeitos do derramamento de petróleo no ambienteEfeitos do derramamento de petróleo no ambiente

  • Danos nas células vermelhas do sangue que impedem a circulação de sangue livre nos animais.
  • Insuficiência hepática em mamíferos marinhos.
  • Danos causados às larvas de peixes e alevinos.
  • Envenenamento de filhotes de animais marinhos, que consomem o leite da mãe.
  • Destruição dos recifes de coral, algas marinhas e dos habitats de mangue, que são as principais fontes de equilíbrio ecológico dos oceanos.
  • Problemas respiratórios e irritação da pele, levando a um comportamento agressivo ou maçante dos animais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente