Drenagem ácida das minas na mineraçãoO fluxo de água ácida das minas de carvão ou de metais é conhecido como drenagem ácida da mina. Não são apenas os sítios de mineração que apresentam esse fenômeno, mas também muitas regiões de construção sofrem com o processo de drenagem ácida em determinados solos. Em alguns lugares, a drenagem ácida ocorre naturalmente, e é a meteorização química das rochas que causa este problema.

O que é drenagem ácida das minas na mineração

O processo de mineração de subsuperfície envolve cavar a superfície da terra em grandes profundidades. Este processo de escavação, muitas vezes, atinge níveis abaixo da profundidade do lençol freático, procedimento que exige a remoção contínua de água para evitar enchentes. Uma vez que a atividade de mineração em um determinado local é abandonada, a água não é drenada para fora em uma frequência regular e isto leva a uma condição chamada drenagem ácida de mina.

Efeitos da drenagem ácida das minas

A condição de drenagem ácida afeta os elementos químicos no solo por meio de mudanças nos níveis de pH e de temperatura, em grande medida. O nível de pH não só pode chegar a zero, mas também, às vezes, alcança a taxa negativa. O termo “ácido” é em decorrência da formação de hidróxido de ferro que ocorre se os íons de ferro entram em contato com um agente neutralizante ou água doce. O pH que anteriormente foi inferior a 3, é então elevada, ocasionando a precipitação do hidróxido de ferro.

Tratamento de drenagem ácida das minas

As seguintes medidas são utilizadas no tratamento do problema da drenagem ácida de mina.

Tratamento de drenagem ácida das minasNeutralização de limo: É o método mais comumente utilizado para o tratamento da drenagem ácida de mina. Neste tratamento, a lama de cal é colocada a um tanque que contém drenagem ácida de mina. O pH é aumentado até 9 com este tratamento. Além da lama de cal, lodo reciclado também está presente no tanque. O lodo ajuda na precipitação de metais tóxicos que ficam insolúveis em pH 9.

Então, o decantador de lama entra em ação, sendo um tipo de recipiente onde os dejetos obtidos neste tratamento são enviados. A precipitação dos metais contidos nesta lama é cessada, enquanto a água potável permanece acima da solução, podendo ser removida facilmente. O tanque de tratamento de drenagem ácida é usado para reciclar os metais que param de reagir.

Precipitação de sulfeto: Os sulfetos livres como NaHS, H2S, etc, são utilizados para precipitar metais em soluções ácidas. Após esta reação, a solução resultante é tratada para a separação de sólidos e líquidos. O efluente que é obtido após a separação de sólidos e líquidos é tratado também, a fim de reduzir o nível de sulfato. O uso de sulfeto biogênico como um método alternativo para precipitar os metais também é um método aproveitado.

Neutralização de carbonato: A neutralização do carbonato é realizada pela adição de calcário no local da drenagem ácida de mina. Outras matérias calcárias também são empregadas no processo de neutralização do ácido.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração