Design sustentável na indústriaO design sustentável, ou projeto sustentável, é uma espécie de projeto destinado à fabricação de produtos que são feitos apenas de recursos renováveis. Além disso, os produtos feitos com base no design sustentável não se destinam apenas a amenizar os impactos negativos no meio ambiente, seja quando estão sendo criados ou usados. Estes produtos também são projetados para permitir aos usuários que se sintam mais conectados intimamente com o ambiente natural.

O projeto sustentável é também chamado de "projeto ambiental" e "design ambientalmente consciente". Também é por vezes designado de "design ambientalmente sustentável". Mas não importa a nomenclatura, o essencial é que este tipo de design é mais do que uma filosofia, é uma prática. É um conceito baseado em princípios econômicos, ecológicos e sociais sobre a importância da sustentabilidade envolvendo as atividades da indústria em seus processos de fabricação e de desenvolvimento.

Diversos produtos podem ser concebidos a partir deste conceito de design sustentável, sendo que ele se aplica tanto à produção por demanda quanto na produção por escala. Só para se ter uma ideia, uma sacola feita com produtos reciclados ou de papel que e que substitui as sacolas de plástico no supermercado é um exemplo de projeto sustentável. No setor de construção civil, um dos que mais aplicam o conceito de sustentabilidade atualmente, existem uma série de produtos, que vão desde o concreto até o pavimento de ruas, passando por telhas refletivas e sistemas de geração de energia e de coleta de água.

Projeto sustentável Em verdade, esse tipo de projeto pode ser usado para criar edifícios e grandes arranha-céus, além de residências menores. O projeto sustentável na construção é adequado no planejamento e no desenvolvimento de cidades inteiras. Não somente pode ser aplicada à engenharia civil e à arquitetura, mas também pode ser empregada na arquitetura da paisagem.

Alguns estilistas usaram também a filosofia de design sustentável em seu trabalho através da produção de linhas inteiras de vestimentas que são feitas com recursos renováveis. Para a indústria têxtil, este foi um grande marco na forma como os tecidos eram confeccionados também. Os designers de interiores têm feito o mesmo, usando tecidos ecologicamente corretos, revestimentos e materiais de revestimento em seu trabalho. Devido a esta nova tendência entre os designers de moda e de decoração, as indústrias têxteis têm começado a comercializar tecidos elaborados com materiais renováveis.

Nas últimas décadas, tem ficado cada vez mais claro que é importante proteger a terra e seus recursos naturais. A filosofia do design sustentável conduz a um modo de vida e a produtos sejam usados durante a vida cotidiana e que protegem a terra e os seus recursos, a fim de que o planeta possa continuar fornecendo aos seres humanos os recursos suficientes.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente