Propriedades do nitrogênio e seus usos na indústria

Propriedades do nitrogênio e seus usos na indústriaO nitrogênio, um elemento com número atômico sete, consiste de dois átomos ligados, é um gás inodoro e claro, que está presente em um nível de 78% na atmosfera terrestre. É uma molécula muito estável, resistindo a mudanças em uma variedade de circunstâncias. O ponto de ebulição do nitrogênio é muito baixo, no entanto, o nitrogênio líquido é comumente usado como um fluido refrigerante. As propriedades do nitrogênio e suas propriedades, como grau de estabilidade e baixo ponto de ebulição, desempenham um papel importante na biologia e na nas aplicações industriais.

Muitas das propriedades do gás nitrogênio resultam do seu forte vínculo de triplos elétrons. Os átomos tendem a ser mais estáveis quando possuem oito elétrons na sua camada mais externa, que é a região mais distante do núcleo. Um único átomo de nitrogênio tem cinco elétrons na camada exterior, portanto, dois átomos de nitrogênio tendem a partilhar três desses elétrons entre si, e cada átomo pode desfrutar da estabilidade de ter oito elétrons. Esta é a razão da estabilidade do nitrogênio.

Outra característica do nitrogênio é o seu baixo ponto de ebulição. Na pressão atmosférica, o tipo de gás nitrogênio ferve a -196 graus Celsius. O nitrogênio líquido aparece como um líquido claro semelhante à água e que pode ser armazenado em freezer especial. O nitrogênio líquido costuma ser aproveitado como um fluido refrigerante criogênico, ou uma substância que é capaz de arrefecer outros equipamentos ou dispositivos.

Nitrogênio Conforme já citado anteriormente, na Terra, a atmosfera constitui-se de 78,1% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases. A maior parte desse nitrogênio diatômico, no entanto, não está disponível para utilização pelos organismos porque ele está em sua forma estável e molecular. Algumas bactérias podem quebrar a tripla ligação do nitrogênio e anexar moléculas de hidrogênio e oxigênio a um único átomo de nitrogênio. As propriedades do nitrogênio permitem que a energia seja liberada quando as plantas e os animais usam esses compostos formados de bactérias. Finalmente, algumas bactérias podem fazer com que o nitrogênio volte a sua forma original, liberando-o para a atmosfera, um processo conhecido como o ciclo do nitrogênio.

Os seres humanos, tendo evoluído em uma atmosfera dominada pelo nitrogênio, contam com este elemento para o desenvolvimento de suas funções biológicas básicas. As propriedades do nitrogênio também são úteis nas indústrias. Quando combinado com o hidrogênio ou oxigênio, o nitrogênio forma compostos que queimam ou se explodem, liberando energia na forma de calor. Quando combinado com o carbono, o nitrogênio é útil na mineração e em aplicações médicas. No entanto, o nitrogênio pode ser perigoso se manuseado incorretamente, sendo necessária uma série de precauções com o objetivo de se trabalhar com segurança com o nitrogênio.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password