Como prevenir quedas no local de trabalhoÉ um fato que mais de 16% de todos os acidentes com quedas nos locais de trabalho geram lesões ou doenças que afetam o profissional e o ambiente produtivo de trabalho. Com isso, torna-se imprescindível a adoção e a implementação de planos de segurança de trabalho que priorizem a criação de meios de como prevenir quedas no local de trabalho . Esse tipo de acidente de trabalho acontece, principalmente, de duas formas: com o passante circulando em pisos nivelados ou com transitando em pisos desnivelados, como escadas e pequenas subidas.

A maioria das quedas que ocorrem em pisos nivelados é ocasionada devido ao deslize sobre uma superfície molhada, por causa de desgaste do solo ou em detrimento de um tropeço em um objeto. Já os acidentes em pisos desnivelados ocorrem quando as pessoas caem de escadas, degraus ou pisos superiores. Apesar dessa realidade, é verdade também que há como amenizar todos esses problemas a partir de soluções simples, e que haja a colaboração de todos os funcionários dentro de uma empresa, especialmente no chão de fábrica de muitas indústrias, especialmente ano setor elétrico e na construção civil, onde a ocorrência de lesões graves no trabalho é muito grande.

Embora não seja possível prever quando um acidente com queda irá acontecer, ainda assim é perfeitamente possível elaborar estratégias de prevenção de acidentes, bem como medidas de atendimento eficazes quando esses acidentes não podem ser impedidos. Acabar com atos inseguros e condições inseguras dentro das empresas e das plantas industriais já é um bom começo para controlar tais incidentes. O ideal é buscar formas de prevenir escorregões, tropeções e quedas no local de trabalho.

Atos inseguros Algumas das precauções a se tomar para evitar acidentes são:

  • Assegurar que todos os pisos com superfícies molhadas sejam imediatamente limpos, uma vez que os resíduos viscosos espalhados no chão são uma das principais causas de escorregões ou quedas. 
     
  • Nunca deixar objetos no chão, com destaque para os objetos de menor porte. Eles podem ser pequenos o suficiente para passarem despercebidos, mas podem provocar tropeços de pessoas mais desatentas.
     
  • Em caso de necessidade de pegar um objeto que está em posição superior, ou acessar um equipamento para manutenção, por exemplo, é aconselhável sempre usar uma escada segura, e nunca use cadeiras ou mesas.
     
  • Certifique-se de transportar cargas que você pode controlar com segurança. Ao carregar objetos, certifique-se que sua linha de visão não é afetada e que você não está carregando mercadorias com carga além do que você suporta, em particular cargas contendo peças frágeis.
     
  • Sempre tem uma boa iluminação ao redor do ambiente de trabalho, principalmente no período noturno em fábricas que operem em ritmo de turnos. Quer seja no interior ou na área externa, garantir uma iluminação é adequada e boa visibilidade é crucial.
     
  • Siga as dicas de segurança ao escolher o calçado ideal para as condições prevalecentes. Use calçados de sola de borracha dura para andar sobre concreto, pisos gordurosos ou piso de madeira. Os modelos de calçados de borracha macia são bons para superfícies secas. As botas de segurança devem sempre ser utilizadas no chão de fábrica, em plantas de montagem e ao manusear circuitos elétricos.
     

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho