Quais são os diferentes métodos para a fabricação de tijolos

Quais são os diferentes métodos para a fabricação de tijolosO tijolo mantém-se como um material de construção essencial na construção civil, sendo muito popular por milhares de anos. Vários métodos diferentes podem ser usados para fazer tijolos. Como regra geral, o tijolo de argila é produzido com base em um processo que envolve a mineração e a mistura da argila com areia, formando uma massa homogênea que depois é queimada para a formação dos tijolos endurecidos.

Uma vez endurecidos, os tijolos são extremamente fortes, e podem apresentar as mais variadas cores e tamanhos, dependendo do molde onde esses produtos são fabricados. O tijolo é mais associado com a cor vermelha, mas também pode ser amarelo, marfim, ou creme, dependendo das matérias-primas utilizadas.

Os tijolos para a construção civil podem ser feitos com argila, xisto macio, ardósia, silicato de cálcio, concreto ou em forma de pedra escavada. No entanto, são verdadeiros tijolos cerâmicos, e, portanto, são confeccionados pela ação do calor e de frio. Normalmente, tijolo contém os seguintes ingredientes:

Sílica (areia) – 50% a 60%, em peso
Alumina (argila) – 20% a 30%, em peso
Limo – 2 a 5% em peso
Óxido de ferro – 5 a 6% (não superior a 7%) em peso
Magnésia – menos de 1%, em peso
Historicamente, a fabricação de tijolos era realizada manualmente, com a mistura de argila e areia sendo colocada em moldes; posteriormente essa mistura era posta para secar e sofria o processo de queima para enrijecer o tijolo. A moldagem ainda é uma técnica aproveitada na confecção dos diversos tipos de tijolos hoje em dia, exceto pelo fato de que a moldagem do tijolo ocorre com o uso de moldes de aço de grandes dimensões, onde as matérias-primas são embaladas hidraulicamente para atingir textura uniforme.

Fabricação de tijolosOutra opção para a produção dos tijolos é a extrusão. Com a extrusão, os materiais pressurizados são injetados através de uma máquina que molda a massa em longas tiras a fim que sejam cortadas em retângulos. Após esse procedimento, os tijolos, já cortados, são deixados em secagem e depois são queimados. Com ambos os métodos, é possível criar tijolos com desenhos em alto relevo para atender aos mais variados projetos de arquitetura. Algumas empresas de fabricação de tijolos produzem esses materiais com informações sobre onde eles são feitos ou com desenhos decorativos.

Tijolos de barro

O tijolo de barro é mais comum e o mais econômico também. Ele é feito de barro cru, de preferência em uma mistura de areia a 25-30% para reduzir o encolhimento. A argila é misturada com água para que se obtenha a consistência desejada. O barro é então prensado em moldes de aço com uma prensa hidráulica. A argila moldada é então queimada a 900° C para conseguir se endurecer.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password