A Chevron, a segunda maior companhia de petróleo dos Estados Unidos, venceu uma licitação para explorar depósitos de gás de xisto no nordeste da Bulgária, conforme informou o Ministro da Economia e da Energia do país búlgaro, Traicho Traikov, em 28 de maio.

"A Chevron, ao vencer a licitação, ofereceu ao governo 30 milhões de euros (US $ 43 milhões) em bônus pela licença com o objetivo de explorar um campo de gás de xisto perto de NoviPazar”, disse Traikov. Cabe salientar que a empresa de petróleo Chevron concorreu com a canadense BNK.

Mais dois processos de licitação para a exploração do gás do xisto, na mesma região no nordeste da Bulgária, ainda estão em andamento, com ofertas a serem apresentadas até ao final de Junho, acrescentou o Ministro da Economia e da Energia da Bulgária.

As estimativas iniciais das empresas interessadas na exploração do gás de xisto na Bulgária são de que os depósitos do país possuem entre 300 bilhões e 1 trilhão de metros cúbicos. A Bulgária, que é quase totalmente dependente do fornecimento de gás russo proveniente da Ucrânia, vê a exploração de gás de xisto como uma possibilidade de diversificar suas fontes de energia.

A Bulgária também espera conectar a sua rede de transporte de gás para a vizinha Grécia, em 2014, e receber gás do Azerbaijão através de um sistema de interligação.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás