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Invenção da borracha vulcanizada

A borracha vulcanizada é usada para fazer um número enorme de produtos de borracha, como borrachas de vedação em solas de calçados e pneus.

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Invenção da borracha vulcanizadaA borracha vulcanizada é uma mistura de borracha e um ingrediente de cura - normalmente, o enxofre - que depois é aquecida sob pressão. Este processo torna a borracha mais elástica, mais durável e mais resistente a temperaturas extremas. O processo de vulcanização foi inventado por Charles Goodyear em meados do século 19. A borracha natural, originalmente, foi descoberta pelos próprios índios da América do Sul e Central. A borracha, proveniente do látex, era extraída da árvore seringueira. A borracha natural é muito elástica, e retorna à sua forma original após ser deformada.

No início dos anos 1830, os produtos de borracha eram muito populares. As fábricas surgiram para atender a demanda, mas a procura intensa por este suprimento teve curta duração na época. O problema era que a borracha se derretia facilmente no tempo quente, e tornava-se frágil no tempo frio. Em decorrência disso, muitos inventores buscavam formas de fazer da borracha um material bem mais resistente e durável.

Foi quando Charles Goodyear, cientista fascinado pela borracha, começou a fazer experimentos com este material durante muitos anos, apesar de enfrentar diversos contratempos pessoais. Depois de anos de pesquisas e estudos, ocorreu um incidente em 1839 que iria mudar tudo. A história diz que em uma manhã fria de fevereiro, em Massachusetts, Goodyear decidiu mostrar aos amigos sua mais recente invenção: uma mistura de goma látex e enxofre. Após ser ridicularizado por quem o observava, ele acenou com a mão no ar e um pouco da substância voou sobre um fogão quente. Quando o cientista Goodyear tentou retirar a substância de cima do fogão aquecido, notou a formação de um aro elástico na borda do material endurecido.

Bota de borracha vulcanizadaEle argumentou que o enxofre e o calor foram fundamentais para a criação do produto que viria a ser conhecido como borracha vulcanizada. Depois de mais pesquisas, Goodyear chegou à conclusão de que a aplicação de vapor na borracha sulfurizada por várias horas sob pressão, a uma temperatura de cerca de 132 ° C, resultou em um tipo de borracha mais resistente e sintetizada. Esta nova borracha poderia ser aproveitada na fabricação de qualquer tipo de peça, ferramenta, objeto e equipamento.

Infelizmente, Goodyear enviou amostras da borracha resistente que havia desenvolvido a algumas fábricas britânicas de borracha antes de obter uma patente estrangeira, e um homem que estava tentando produzir um tipo de borracha tão resistente quanto, durante mais de 20 anos, viu uma das amostras enviadas por Goodyear. Este homem era Thomas Hancock, e ele notou um resíduo de pó amarelado sobre a superfície da amostra.

Ele reinventou o processo inicialmente elaborado por Goodyear em 1843, quatro anos após a invenção de Charles Goodyear. Quando Charles Goodyear entrou com o processo de patente britânica, Hancock já havia registrado a descoberta em seu nome. Goodyear o processou, mas perdeu o caso.

O termo "borracha vulcanizada" não foi dado por Goodyear, mas foi cunhado por um amigo de Hancock, que nomeou o método de vulcanização com base no nome do deus romano do fogo, Vulcano. A borracha vulcanizada é usada para fazer um número enorme de produtos de borracha, como borrachas de vedação em solas de calçados e pneus. Atualmente, a companhia multibilionária Goodyear Pneus e Borracha é a maior empresa de fabricação de borracha vulcanizada no mundo, tendo recebido esse nome como homenagem ao criador da borracha vulcanizada, embora não existam laços de parentesco.


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