Como ocorre o processo de desgaseificação a vácuoO processo de desgaseificação a vácuo é o método de remoção de gás dissolvido a partir de uma solução líquida, diminuindo a pressão dentro de um recipiente que contém a solução. A pressão reduzida no interior de determinado compartimento faz com que o gás se torne menos solúvel e se separe do material liquefeito. Após o processo de desgaseificação a vácuo ser concluída, o gás é retirado do compartimento e a pressão volta ao normal. Este processo é normalmente realizado em uma câmara especialmente projetada, conhecida como desgaseificador a vácuo. A técnica de desgaseificação a vácuo é muito utilizada no tratamento de águas residuais, em testes laboratoriais e nos processos de purificação do solo.

Processos simples de desgaseificação a vácuo são executados em vários tipos de substâncias liquefeitas, incluindo o aço derretido. Ar e outros gases são geralmente removidos de um material líquido para aumentar a sua pureza ou sua força quando em estado sólido. Durante o processo de redução da pressão de ar, os gases contidos em um reservatório são geralmente elaborados por meio de um sifão e dispersos na atmosfera. Este processo é também utilizado para análise de material em condições controladas. Estas condições podem abranger a pressão do ar, a temperatura, a umidade e a altitude, bem como a radiação eletromagnética e as microondas.

Uma forma de desgaseificação a vácuo é utilizada em instalações de tratamento de água para reduzir significativamente a pressão do gás em um vaso de contenção. A pressão dentro do vaso normalmente é reduzida por meio de uma bomba ou ventilador. O vaso de confinamento para este processo é muitas vezes construído em alumínio, fibra de vidro ou aço inoxidável. Em alguns casos, o concreto armado equipado com acessórios de metal também é usado. Este método da desgaseificação é empregado com o objetivo de remover gases de enxofre da água.

Desgaseificação a vácuoEste método de desgaseificação é frequentemente usado para liberar rapidamente os gases a partir de amostras de testes de laboratório. O procedimento de desgaseificação a vácuo também fornece um meio de iniciação de purgar amostras em volumes baixos. Os equipamentos de desgaseificação a vácuo utilizados em instalações de testes de laboratório operam enviando a solução através de um tubo membranoso que só irá permitir que os gases passem por esse tubo. Um vácuo constante preciso ser mantido durante este processo, e a taxa de fluxo do vácuo é ajustada para diferentes tipos de material líquido.

Outro tipo de desgaseificação a vácuo é encontrado no setor agrícola. Neste processo, uma mistura de água e de solo é sugada para um vaso de contenção por meio de uma bomba de vácuo. A força centrífuga é exercida sobre o vaso de contenção enquanto a bomba mantém um vácuo constante dentro do vaso. Esta força dispersa a mistura de água e do solo em camadas estreitas de vácuo por um tempo de exposição máxima. Durante este processo, gases dissolvidos são separados da mistura e lançadas no ar por um ventilador. Depois o material é purificado, é devolvido ao meio ambiente para sua reutilização.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás