O que é uma fresadora universalAs fresadoras são máquinas utilizadas para processar uma grande variedade de materiais sólidos. A fresadora universal é uma variação desta ferramenta industrial de grande porte e é capaz de executar múltiplas funções. Esse tipo de máquina de moagem universal tem uma bancada longa com uma máquina de eixo ajustável suspensa sobre esta bancada, que geralmente é feita de material extremamente durável, tal como o ferro fundido.

A primeira adotada fresadora universal adotada no ambiente industrial foi criada por Joseph Brown, em 1861. Esta máquina permitiu a primeira produção automatizada usando três eixos. Seu objetivo específico é permitir que a moagem seja feita em espirais pela máquina, um processo que já havia sido realizado apenas manualmente.

A fresadora universal apresenta uma maior amplitude de movimento se comparada a uma máquina de moagem típica, além disso, funciona tanto na posição vertical quanto na horizontal, enquanto a maioria dos outros tipos de máquinas de moagem geralmente só pode ser manipulada em uma orientação. As fresas universais são produzidas com tanta tecnologia de modo que conseguem gerenciar diferentes tipos de tarefas.

Fresadora universalAs capacidades específicas de uma fresadora universal podem variar muito. Esses tipos de fresadoras industriais, equipamentos também conhecidos como fresadores, são projetados e empregados para lidar com o trabalho que exija muita precisão, como no caso de projetos longos e de grande porte. O mecanismo de acionamento da fresadora universal pode ser manual ou semi-automática, mas cabe lembrar que os fabricantes das fresadoras universais produzem esses equipamentos de fresa em diferentes tamanhos diferentes e com diferentes capacidades, dependendo do número de recursos que a máquina deverá dispor e da natureza do trabalho a ser executado. Há também combinações infinitas de funções e outros recursos que podem ser personalizados em uma fresadora universal.

Enquanto os modelos de fresadoras universais são, na maior parte das vezes, eficientes, duráveis e confiáveis, essas máquinas também podem requerer um nível maior de manutenção do que as mais simples máquinas de moagem. Isso acontece porque este tipo de ferramenta é mais complexo e, portanto, tem mais elementos e componentes que precisam de manutenção. A grande variedade de peças dessas máquinas predispõe a mais oportunidades de quebras e falhas, comprometendo algumas questões de segurança e gerando certos percalços.

Por estes motivos, as fresadoras também tendem a ser mais caras para comprar e manter em perfeito estado de funcionamento. Apesar destes inconvenientes, as fresadoras universais industriais continuam sendo um dos tipos de equipamentos mais aproveitados em inúmeros setores da indústria, justamente por algumas características como flexibilidade, versatilidade e capacidade de desempenhar múltiplas tarefas com base em diversos tipos de ferramentas, tudo em uma única unidade.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos