Usos da espuma de poliuretano na indústriaA espuma de poliuretano é um tipo de espuma composta de polímeros feitos de cadeias moleculares unidas por ligações de uretano, e pode ser flexível ou rígida, mas tem uma baixa densidade. A espuma de poliuretano flexível é a mais usada no estofamento de sofás e em colchões, enquanto o tipo de espuma de poliuretano rígida é aproveitado para o isolamento térmico e em painéis de automóveis.

O poliuretano flexível é produzido em blocos e, em seguida, é cortado na forma pretendida. Esta é a maneira pela qual as almofadas são fabricadas, por exemplo. Alguns materiais podem substituir a função da espuma de poliuretano, como a fibra de poliéster ou as molas de aço. No entanto, a fibra de poliéster não se recupera tão bem como a espuma após sua compactação. Já as molas de aço restauram bem, mas podem tornar-se ruidosas à medida que se desgastam, e também exigem algum tipo de amortecimento entre elas e o tecido.

Além dos tipos de espumas de poliuretano flexíveis e rígidas, existem também disponíveis no mercado industrial os modelos de espumas de poliuretano semi-flexíveis, que são amplamente utilizados em interiores de automóveis. Assentos, apoios de braços e encostos de cabeça são fabricados com base nessa variedade de espumas semi-flexíveis. No caso dos bancos, a espuma de poliuretano é formada em um molde específico e depois é instalado no assento. Vale salientar que a espuma rígida de poliuretano tem muitas aplicações relevantes na construção civil.

Espuma de poliuretano A espuma de poliuretano expandida industrial pode também ser confeccionada para se pulverizar facilmente, expandindo-se rapidamente à medida que seca. Esse tipo de espuma de poliuretano expandida pode ser adaptado para ter muitas propriedades físicas diferentes, dependendo do uso pretendido. Na forma de spray, o suprimento pode ser usado como isolante industrial, e também como material de cobertura impermeável e de longa duração. É muitas vezes aplicado a barcos, navios e em docas flutuantes. Quando em maior densidade, o produto também é adequado para aumentar a resistência estrutural das asas de aeronaves.

O spray de espuma de poliuretano é um dos materiais de construção mais versáteis que existem. Também é considerado um produto sustentável e “amigo” do meio ambiente, pois não contém e nem libera produtos químicos prejudiciais para o ambiente ou que comprometam a qualidade do ar. Mesmo assim, cuidados devem ser considerados ao se aplicar a espuma de poliuretano em spray, porque os vapores que se desprendem representam muitos perigosos à saúde humana, especialmente se o local de aplicação não for bem ventilado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais