Como escolher o melhor sistema de andaimesUm sistema de andaimes é uma série de plataformas estruturadas erguidas sobre um canteiro de obras e que permitem aos trabalhadores executar tarefas acima do nível do solo. Existem três tipos básicos de sistemas de andaimes, e cada um oferece vantagens e desvantagens distintas. O mais comum é o sistema de plataforma de suporte, que apresenta elevadas plataformas de madeira ou de metal apoiadas em vigas de metal montadas e afixadas no solo. Em seguida, há o andaime suspenso, que é uma plataforma suspensa a partir de um determinado andar do edifício com o uso de cordas de suspensão. Finalmente, há o sistema de andaime ajustável, o que possibilita que a estrutura metálica possa ser levantada e rebaixada usando-se roldanas ou outros métodos mecânicos.

Ao selecionar e determinar o melhor sistema de andaimes para um projeto de construção civil, há uma série de fatores a considerar. Um dos pontos mais críticos é a condição do terreno onde o andaime será montado. Se o terreno é instável, ou se a elevação do andaime pode restringir o acesso a certa localidade, um sistema de andaimes suspensos é a melhor solução. Dessa forma, a estrutura metálica não irá bloquear o acesso aos trabalhadores ou aos ocupantes do edifício. Um andaime ajustável sobre rodas é uma segunda alternativa, mas essas plataformas são difíceis de serem aproveitadas em terrenos irregulares.

Outra consideração importante é o orçamento do projeto. Um sistema de andaimes de suporte é o tipo mais barato de sistemas de andaimes para a construção civil, especialmente quando os componentes do sistema podem ser reutilizados durante muitos anos. No entanto, os suportes ajustáveis são uma opção mais onerosa, embora com o aumento da produtividade associado a estas unidades, compensando o investimento inicial na compra ou os custos de locação de andaimes. Os modelos de andaimes suspensos são os mais caros de todos, porque devem ser projetados de modo personalizado para trabalhar com um projeto específico.

Sistema de andaimesEm seguida, outro ponto que conta muito é a concepção do edifício. Para os edifícios mais altos, é mais fácil e mais seguro usar um andaime suspenso do que construir uma plataforma de dezenas de andares. Para as construções que contenham muitos detalhes de arquitetura na parte externa e que, portanto, não possuem paredes externas retas, uma plataforma de suporte proporcionará mais flexibilidade. Já os locais de trabalho com espaço limitado ou que apresentem obstruções próximas exigirão a utilização de uma plataforma de suporte ou sistema de andaimes suspensos, pois os andaimes ajustáveis são muito grandes, e devem ser movidos por um guindaste.

É importante considerar também agendar um projeto antes de fazer a locação de andaimes, por exemplo, ou mesmo de comprá-los. Pelo fato de possibilitar aos pedreiros que continuem trabalhando continuamente e no nível mais produtivo possível, os sistemas ajustáveis de andaimes ajudam a acelerar o ritmo de trabalho. Em geral, um sistema ajustável também é mais rápido de construir do que erguer uma plataforma com suporte, e não requer a engenharia necessária com acontece com os sistemas de suspensão. Estes fatores geralmente significam que os trabalhos que contam com cronograma mais restritos serão melhor executados com o uso de um sistema de andaime ajustável.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil