O que é concreto leve na construçãoO concreto leve, similar ao concreto de peso normal, é uma mistura de água, cimento Portland ou Cimento Portland ordinário (CPO), além de agregados. É classificado como concreto estrutural ou não estrutural, dependendo da força e da avaliação da compressão, geralmente determinada pelo tipo de material agregado usado na mistura do concreto. O concreto leve agregado utiliza uma variedade de materiais agregados com menor densidade que o concreto de peso normal.

O concreto estrutural é um tipo de material de construção utilizado para aplicações que exigem um elevado nível de resistência e avaliação de compressão. Isto pode incluir a construção de viadutos, pontes, prédios e construções em áreas propensas a terremotos. Apesar de não ser aprovado para muitas aplicações estruturais, o concreto leve não estrutural é aproveitado quando uma mistura mais densa de materiais estruturais leves seria impraticável e inviável em alguns projetos de construção. Telhas de concreto leves, por exemplo, são mais leves e exigem sistemas menos robustos de apoio.

Os tipos de agregados utilizados para fazer o concreto agregado leve variam muito. Materiais como a ardósia, o xisto e a argila, geralmente queimada em forno para aumentar a porosidade, estão entre os agregados mais aplicados para a produção do concreto leve estrutural. Outros materiais porosos, tais como escórias refrigeradas em alto-fornos, também são frequentemente utilizados.

Concreto leve O isolamento é muitas vezes um fator na escolha de um agregado para concreto leve, não estrutural. O betão leve gaseificado pode ser usado para fazer painéis leves e blocos de construções não pesados, sendo adequado para muitos tipos de construções e edificações.

A perlita e vermiculita são minerais naturais que, quando submetidos a tratamento térmico, podem ser misturados com a CPO para produzir um betão leve não estrutural. O produto é usado frequentemente para tratamentos decorativos de concreto, telhas e outras aplicações leves. Este betão leve é geralmente usado em trabalhos que exigem o isolamento do calor e do som.

O betão leve estrutural global pode normalmente ter um peso de densidade de 1440-1840 kg / m³ e uma taxa de compressão de 2500 psi ou (1700 MPa), que é cerca de 65% da densidade ou unidade de peso do concreto normal. O concreto leve não estrutural pode ter uma densidade de peso ou unidade tão baixo quanto £ 35 ³ / m ou (561 kg / m³). Ao considerar o betão leve para um trabalho de construção, é geralmente uma boa prática consultar um engenheiro ou arquiteto para determinar algumas especificações deste material de construção civil.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil