Como funciona um deflectômetro de impactoUm deflectômetro é um dispositivo eletrônico de controle e medição usado para medir o quanto um determinado objeto ou material se desloca quando é submetido a uma carga. Esses dispositivos são usados em testes de materiais, em avaliaçôes científicas das matérias para fins não legais e em avaliaçôes de rotina de materiais durante sua produção e desenvolvimento, ajudando a certificar se são realmente seguros. Esses tipos de instrumentos de medição vêm em uma variedade de tamanhos e configurações para atender a diferentes aplicações, e isto abrange os dispositivos destinados ao uso em laboratório até os modelos de deflectômetros portáteis utilizados em campo.

A deflexão é a medida de quanto um material responde a uma carga. Uma alta taxa de deformação indica que o material está sendo significativamente deslocado. Ele pode se dobrar, se deformar ou mudar de localização em resposta à pressão, contudo, taxas mais baixas indicam maior rigidez do objeto. Cabe destacar que diferentes níveis de rigidez são necessários para diferentes aplicações. Se um material é muito duro, pode ser frágil e se quebrar quando ele está sobrecarregado. Por outro lado, materiais flexíveis em excesso podem deformar-se tanto que a sua integridade estrutural fica comprometida.

Deflectômetros de impacto Estradas e pistas de pouso nos aeroportos são comumente estudados com um modelo de deflectômetro eletrônico ou manual para ver o quanto vão se deformar durante o uso regular. Um impacto similar ao peso dos pneus com diferentes cargas, a partir de um automóvel mais leve do que um avião gigantesco, é usado para medir a deformação da pista em diferentes contextos. Se o material for muito rígido ou não resiste o suficiente à pressão, ele pode precisar ser reforçado ou substituído por questões de segurança e da manutenção da qualidade da pista.

Diversos tipos de deflectômetros de impacto portáteis para testes podem ser utilizados em uma avaliação de rotina de um material para haver certeza de que está funcionando como previsto ou se apresenta sinais de possíveis falhas. No caso de um deflectômetro revelar, por exemplo, que vigas estão apresentando algum tipo de problema, o fabricante pode ser responsabilizado por não instalar o adequado suporte estrutural na construção.

Os níveis de sensibilidade variam de acordo com cada modelo de deflectômetro de medição de impacto. Alguns são extremamente sensíveis e podem detectar flutuações mínimas; já outros têm recursos mais limitados. Em todos os casos, realizar a calibração antes do uso é importante para garantir que o dispositivo esteja funcionando corretamente, caso contrário, ele pode oferecer resultados incorretos e imprecisos. Isto pode gerar um impacto negativo se o dispositivo estiver sendo usado para medir materiais em avaliações de qualidade.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação