Escavação a vácuo na mineraçãoA escavação a vácuo é um método de remoção de material muito aproveitado na mineração e que depende da sucção em vez do trabalho de máquinas pesadas. Nesse processo de escavação a vácuo, o ar ou a água é pulverizado em uma área para desterrar o solo, e um sistema de vácuo maior puxa o material solto. Este processo é geralmente usado não de pode fazer uso de máquinas pesadas ou quando o método de escavação com estas máquinas oferecem algum tipo de risco aos trabalhadores ou ao ambiente. Estes sistemas de escavação de vácuo são bem adaptados para fazer pequenos buracos ou buracos mais profundos na terra, um processo chamado de espeleologia.

O processo de escavação de vácuo é realmente muito simples. Uma bomba de vácuo muito potente é ligada a um pulverizador de água ou de ar comprimido. O equipamento injeta a água ou o ar com toda a força no interior do solo, soltando a terra aos poucos. O vácuo puxa então o material para fora do buraco escavado.

A técnica de escavação a vácuo na mineração é capaz de prepara buracos no solo extremamente profundos e precisos. Uma vez que o solo não se solta o suficiente para ser aspirado sem ser pulverizado, os trabalhadores podem controlar exatamente o que é retirado do solo e o que é deixado nele. Como resultado, estes sistemas podem fazer buracos de dimensões e formas muito específicas, que são impossíveis com outro método de escavação convencional.

Escavação de vácuo A escavação de vácuo permite planejar com antecedência a extensão e a profundidade da escavação, criando a área exata necessária para o andamento do projeto. Uma grande vantagem oferecida pela espeleologia é proporcionar perfurações no solo que são maiores na parte inferior do que na superfície. É importante destacar que os métodos de escavação a vácuo propiciam aos trabalhadores operarem em regiões abaixo de alpendres, fazendo buracos em forma de cone. Isto significa que a superfície é menos danificada com a escavação e, portanto, mais fácil reparar as agressões à terra e à vegetação do local.

Enquanto a forma de escavação é muito importante, a maior razão para usar este método de escavação é a proteção ao meio ambiente. Quando a estrutura subjacente do local de escavação é desconhecida, muitas vezes é mais seguro sugar o material orgânico de determinado local em vez de usar equipamentos de grande porte. Por exemplo, se uma linha de gás atravessa uma área, é extremamente perigoso atingi-lo com uma ferramenta de escavação de metal. O resultado disso é o surgimento de faíscas que podem causar explosões, e se isso não acontecer, ainda há chances de o gás perigoso ser aspirado pelos trabalhadores.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração