Termoformagem com uso de aquecedores de cerâmicaA termoformagem é o método de aquecimento e de materiais de moldagem para a fabricação de produtos específicos. Um dos materiais mais utilizados no processo de termoformagem são as lâminas de plástico ou filmes plásticos, que podem ser fabricados em uma variedade de espessuras e tamanhos. Existem também alguns modelos de aquecedores de cerâmica para termoformagem que funcionam bem com outros materiais, como madeira e outros substratos de baixa temperatura. Não importa o material a ser utilizado no processo de termoformagem, os tipos de aquecedores especiais de termoformagem são usados para criar o calor necessário na moldagem dos produtos.

Há muitos tipos diferentes de aquecedores para termoformagem, incluindo aquecedores elétricos infravermelho de termoformagem, fornos de aquecimento de convecção, aquecedores de termoformagem a gás. Os modelos de aquecedores elétricos de termoformagem de infravermelho são geralmente feitos com cerâmica, tubos de quartzo, lâmpadas, tubos de metal revestidos, painéis de face plana bobinas elétricas, ou resistências elétricas.

Aquecedores de cerâmicaA cerâmica é o material mais comum usado na montagem dos aquecedores de termoformagem, pois permite que mesmo os aquecedores portáteis, portanto, de tamanho menor, possam ser aproveitados como um aquecedor de ponto, que aquece suavemente, mas com alto nível de eficiência. Existem algumas resistências de cerâmica de termoformagem com uma temperatura máxima de 1.292 graus centígrados (700 graus Celsius), com níveis de tensão padronizados a partir de 120 v até 480 v.

Os modelos de aquecedores de termoformagem simples são projetados e equipados para formar plásticos espessos de 3 / 16 de polegada (0,48 cm). Outra característica deste tipo de aquecedor de termoformagem é a capacidade de produzir um molde sem a colocação de uma caixa de vácuo embaixo, o que é necessário com outros tipos de aquecedores de termoformagem, a fim de criar com precisão uma matriz. Há também como ajustar esses aquecedores de termoformagem manualmente, de modo que esses equipamentos se configurem de diversos tamanhos e se adaptem a cada operação.

Os modelos de aquecedores cerâmicos de termoformagem duplos, por outro lado, são totalmente operados por eletricidade e contam com uma área de aquecimento fechado. Esses aquecedores têm potência de 110 e 220 volts e até 15 sequências pré-programadas. Os movimentos destes aquecedores de termoformagem são alimentados por sistemas hidráulicos, com a finalidade assegurar um processo potente e preciso, mas suave.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos