Termosifão em aquecedores solares de água quenteO termosifão, ou termosifão em aquecedores solares de água quente, integra um sistema que realiza o processo de troca de calor dos líquidos sem o emprego de uma bomba industrial. Isso elimina custos e simplifica o processo de transferência de calor. As formas mais comuns do processo de troca de calor com o termosifão são realizadas através da água e da convecção solar.

O equipamento termosifão pode ser usado comercialmente em aquecedores solares de água quente, uma vez que o termosifão, ou termossifão, é um sistema passivo, o que significa que não existam partes mecânicas móveis. Em vez disso, o sistema depende exclusivamente da energia do sol para funcionar. A água é coletada em um equipamento chamado de coletor de lote, que é montado no telhado de um edifício. Ele é apoiado em um ângulo de forma que, quando a água é recolhida, ela pode fluir com a ajuda da gravidade.

Termosifão A água fria é mais pesada que a água quente, por isso, um tanque de armazenamento é montado ligeiramente acima do coletor de lote. Conforme o sol aquece o coletor de lote, a água quente sobe e se encaminha para o tanque de armazenamento. A entrada e saída do coletor são conectadas, respectivamente, com a entrada e a saída do tanque de armazenamento. Os movimentos do fluido aquecido do coletor para o tanque de armazenamento são feitos através de um processo chamado termossifão. Cabe destacar que esta é uma ação de convecção natural.

O posicionamento do tanque um pouco mais acima em relação ao coletor é que irá impedir o fluxo reverso. Mesmo que o tanque esteja posicionado em nível um pouco abaixo do tanque, ainda assim o termossifão irá ocorrer. Também é possível instalar uma válvula de retenção com a finalidade de evitar que aconteça a reversão do fluxo.

Os sistemas de troca de calor da água em equipamentos de aquecimento pelo método de termossifão normalmente se adaptam ao resfriamento do solo, já que a refrigeração da terra é necessária em áreas como o Alasca, onde as estruturas são construídas sobre terrenos denominados de permafrost. Permafrost é o solo que permanece em temperatura igual ou abaixo de zero por longos períodos de tempo. O problema com a construção sobre terrenos com permafrost é que ele contém gelo e o seu degelo pode fazer a temperatura subir, mesmo durante um curto período de tempo. O descongelamento e o recongelamento Intermitentes do permafrost podem comprometer a fundação de um edifício.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos