Rede nacional de instituições encaminha gratuitamente as melhores soluções para empreendedores; iniciativa é do Ministério da Ciência e Tecnologia, que investiu R$ 2 milhões no projeto

O que fazer quando uma micro-empresa necessita de apoio tecnológico para desenvolver um serviço ou produto e não sabe onde encontrar a melhor solução? A resposta pode estar em uma universidade ou centro de pesquisas em todo o território nacional. A partir de agora, micro e pequenas empresas têm à sua disposição um serviço gratuito e em rede nacional que o ajuda a eliminar dúvidas e a encontrar as soluções mais inovadoras para seus problemas e o seu desenvolvimento.

Trata-se do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), que está em funcionamento desde 22 de novembro. O objetivo do serviço é apoiar as micro e pequenas empresas de todo o país que têm dúvidas relacionadas à fabricação, melhoria de produtos, matéria-prima, fornecedores e outros temas. O Serviço é operado por uma rede nacional de parceiros, interligando as seguintes instituições: Sebrae, USP/Disque-Tecnologia, Universidade de Brasília (UnB/CDT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional do Rio Grande do Sul (SENAI/RS), Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC), Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (REDETEC), Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) e a Rede de Tecnologia da Bahia (RETEC/BA), com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia/Programa TIB/CNPq. Todas essas instituições, juntas, representam um considerável banco de informações à disposição das pessoas que utilizarem o serviço.

O serviço funciona da seguinte maneira: a demanda do empresário é incluída no banco de demandas do SBRT, cujo acesso pode ser realizado pela internet (sbrt.ibict.br), telefone ou um dos sete postos físicos espalhados no País. A partir daí, ela será encaminhada para especialistas ou departamentos específicos de alguma das instituições. A meta é que o empreendedor receba a solução em até oito dias. "O objetivo é ter uma resposta sob medida para cada tipo de demanda", diz Eduardo José Siqueira Barbosa, coordenador do Serviço USP/Disque Tecnologia e um dos integrantes do SBRT. O leque de demandas, explica, abrange desde o pequeno artesão com uma dúvida simples sobre utilização de materiais ao empresário que necessita de orientações para tecnologia de segurança na sua empresa.

Telefones para informações:

Disque Tecnologia da USP: (11) 3031-0922

Retec/RJ: (21) 2221-9292

CDT/UnB: (61) 347-0617

Senai/RS: (51) 3347-8837

Cetec/MG: (31) 3489-2308

Retec/BA: (71) 343-1317/1460/1362

Tecpar: (41) 316-3028

Autor(es): Ex-Libris Comunicação Integrada

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