Aplicações do concreto polímero na construção

Aplicações do concreto polímero na construçãoO concreto polímero é um tipo de concreto que apresenta um composto de ligação de polímeros como um substituto parcial ou total para o cimento convencional. Os polímeros usados na fabricação do betão polímero são tipicamente as resinas termofixas adicionadas durante a mistura ou aplicadas de acordo com vários métodos já na superfície do concreto curado. O componente agregado destas misturas de concreto também deve ser de alta qualidade, sem resíduos de poeira, umidade ou contaminantes que possam afetar adversamente o agregado / ligação de polímeros.

Os benefícios do betão polímero incluem um elevado grau de estabilidade térmica e resistência mecânica, bem como maior resistência ao ataque químico e à intrusão da água. As desvantagens do produto incluem o alto grau de toxicidade, de facilidade de combustão e a volatilidade dos polímeros e catalisadores.

As misturas de concreto convencional são uma combinação de um aglutinante de cimento, agregados finos e grossos e vários outros aditivos químicos, quando necessário. Quando a água está inserida nessa mistura, o componente do cimento passa por um processo conhecido como hidratação, o que causa a ligação entre os agregados e forma um material rígido e robusto.

Os ligantes cimentícios em misturas de concreto convencional são basicamente o cimento Portland ou as cinzas volantes. As matérias-primas finas usadas em misturas-padrão são geralmente vários tipos de areia com os agregados graúdos, como o cascalho triturado e o calcário. Outros tipos de aditivos químicos empregados na formação das misturas para a produção do concreto incluem os agentes de plastificação, pigmentos inibidores de corrosão e substâncias aceleradoras ou retardadoras.

Concreto polímero A mistura de componentes que serve de base para a fabricação do concreto polímero é semelhante à mistura dos tipos convencionais de concreto, com exceção do uso de resinas termofixas como componentes complementares ou substitutos do cimento ou cinzas volantes. Os materiais agregados nestes concretos polímeros também têm de apresenatr uma qualidade superior aos aplicados em misturas convencionais, sem qualquer vestígio de umidade, poeira ou outros contaminantes, elementos que podem impedir a ligação entre o polímero e os agregados.

O uso de polímeros como aglutinantes no betão polímero faz com que o produto curado ofereça uma série de características únicas benéficas. Isto abrange uma melhor resistência estrutural, aumento da resistência à penetração de água, boa resistência química e excelente estabilidade térmica.

Os materiais polímeros podem também ser aproveitados para tratar o concreto curado, resultando em um produto conhecido como concreto de polímero impregnado. Neste processo, as superfícies do concreto curado são expostas ao processo de vácuo de pressão ou à vibração ultrassônica de impregnação com resinas específicas, tais como o metilmetacrilato (MMA). Após as resinas terem penetrado na superfície do concreto, o processo de polimerização é concluído por uma exposição térmica ou às microondas.

Este método produz um tipo de concreto usado na construção civil com grandes melhorias, bem semelhantes em termos de durabilidade e resistência às versões de concreto pré-misturado. Embora altamente benéfico, o uso dos polímeros na produção de concreto precisa ser abordado com cautela, porque os polímeros e catalisadores são considerados inflamáveis, voláteis e tóxicos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password