Embalagens de polietileno são mais duráveisAs embalagens de polietileno são confeccionadas em vários formatos e com base em folhas de polietileno termoplástico ou filme termoplástico, servindo para embrulhar e proteger inúmeros bens de consumo, especialmente alimentos perecíveis e não perecíveis. O polietileno, que é obtido a partir dos polímeros de petróleo, é o material ideal para realizar essas tarefas, já que é durável e resistente. De fato, as embalagens de polietileno são consideradas superiores a qualquer outro material para esse fim e seu uso é amplamente difundido no mercado de embalagens flexíveis.

O que faz as embalagens de polietileno ser tão eficazes é sua estrutura molecular. A composição celular desse suprimento é tão fechada e hermética que é praticamente impossível o vapor de água passar. Isso também faz com que os modelos de embalagens de polietileno resistam a danos caso entrem em contato com produtos químicos ou solventes, bem como suportam atritos de forma consistente.

É claro que existem diferentes tipos de polietileno, desde os polietilenos de alta densidade aos polietilenos de baixa densidade e alto peso molecular. Cada tipo de polietileno oferece propriedades únicas, tais como a elasticidade, a impermeabilidade, a transparência ou força de alta elasticidade.

Embalagens de polietileno Outra vantagem de usar as embalagens de polietileno é que este tipo de material suporta bem as variações de temperatura, podendo ser usado para envolver produtos quentes e ser colocado em locais de refrigeração. Mesmo com a variação quente-frio, o polietileno mantém sua qualidade e durabilidade. Uma vez que a embalagem e o filme de polietileno podem ser fechados a vácuo, a umidade não pode permear no produto; por isso, os modelos de embalagens de polietileno são particularmente adequados para envolver e proteger componentes informáticos e eletrônicos. Além disso, os filmes de polietileno e embalagens feitos deste tipo de termoplástico estão disponíveis em diferentes densidades e espessuras, bem como de diferentes cores e formatos.

Os tipos de embalagens de polietileno são considerados relativamente baratos de produzir. No entanto, o método de polimerização de eteno utilizado determinará as propriedades e os custos de fabricação do produto final. Na maioria das vezes, a polimerização é obtida pela adição de um catalisador químico, como o titânio. No entanto, outras aplicações podem ser feitas durante o processo de obtenção de resultados específicos. Por exemplo, o tratamento com alta tensão cria um polietileno transparente, apesar de ter uma densidade muito alta.

Enquanto polietileno oferece certas vantagens como um eficiente material de embalagem, ele tem algumas características que podem ser consideradas desvantajosas, às vezes. Por um lado, alguns tipos de polietileno tendem a possuir um elevado grau de expansão térmica. De fato, geralmente os polímeros se expandem cerca de quatro vezes mais em volume do que os metais. Finalmente, as embalagens de polietileno não são impermeáveis à luz ultravioleta, tornando suas propriedades vulneráveis à degradação quando o filme de polietileno fica exposto ao sol por longos períodos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais