Tipos de empilhadeiras

Tipos de empilhadeirasA empilhadeira é parte integrante da operação de armazenagem e logística. Os tipos de empilhadeiras são concebidos para levantar e mover cargas pesadas, sendo equipadas com dois grandes braços mecânicos, ou garfos, na parte frontal do equipamento, que deslizam sob o item a ser levantado. Os garfos então levantam a carga na altura necessária. Alguns garfos de empilhadeiras podem ser ajustados ou ampliados, quando necessário. Os diversos modelos de empilhadeiras são mais frequentemente usados para mover materiais dentro de armazéns, fábricas e construções, mas alguns são aproveitados para transportar móveis pesados quando se deslocam em empresas ou residências.

Empilhadeiras de combustão interna

As empilhadeiras de combustão interna recebem esse nome exatamente porque são operadas por meio de combustão interna, e são próprias para operação ao ar livre, devido ao escape de gases que ocorre durante a combustão. Essas empilhadeiras são movidas a gasolina, óleo diesel, gás natural comprimido ou gás propano líquido. As empilhadeiras modernas normalmente são capazes de elevar cargas com pesos que chegam até duas toneladas. Os tipos de empilhadeiras movidos a gás podem levantar cargas maiores do que os modelos elétricos, e elas trabalham bem em todos os tipos de clima.

Empilhadeiras elétricas

Os modelos de empilhadeiras elétricas são alimentados por baterias armazenadas, que exigem um carregamento frequente para fins de operação. Essas empilhadeiras são melhores para uso interno em áreas onde a ventilação não é grande e os agentes poluentes, normalmente, ficariam retidos. As empilhadeiras elétricas possuem menor custo do que as empilhadeiras movidas à gasolina e são muito mais silenciosas também. A aceleração em modelos elétricos de empilhadeiras é maior do que a aceleração em empilhadeiras a gás, e a vida útil da bateria pode não permanecer constante. A capacidade de elevação chega até cerca de uma tonelada.

Empilhadeiras elétricasEmpilhadeiras manuais

Essas empilhadeiras manuais e que, portanto, não são motorizadas, são unidades muito simples que consistem de uma alavanca para empurrar a direção, lâminas ajustáveis e uma bomba de pressão ligada à alavanca para levantar e abaixar os garfos. Estes equipamentos servem estritamente para carregar poucas unidades, pois são capazes de levantar cargas a apenas alguns centímetros acima do chão. As empilhadeiras são dependentes da força e da habilidade do usuário, e são encontradas principalmente em empresas e lojas especializadas.

Regras de segurança para uso de empilhadeiras

Existem regras de segurança que devem ser respeitadas quando se utiliza empilhadeiras. De acordo com as normas de segurança (NR 11), todos os operadores devem ser treinados e certificados, e os operadores com idade inferior a 18 anos estão proibidos de operar este tipo de equipamento pesado.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password