Como comprar equipamentos de segurançaTanto no ambiente industrial quanto no doméstico, os equipamentos de segurança de alta qualidade podem salvar vidas e desempenham um papel importante no fornecimento de segurança pessoal, em casa ou local de trabalho. Esses tipos de equipamentos de proteção individual, especialmente os utilizados na indústria, especialmente nos setores de elétrica, construção civil, de mineração e na metalurgia, reduzem os riscos de acidentes e lesões e proporcionam mais conforto ao trabalhador para desempenhar melhor suas funções. Por isso, é primordial saber como comprar equipamentos de segurança e quais passos devem ser seguidos a fim de adquirir produtos duráveis e eficazes.

Dicas de como comprar equipamentos de segurança para proteção de casa:

O ideal é sempre tentar encontrar informações sobre o fabricante e sobre o produto que você está planejando comprar para sua casa ou escritório. Se optar por comprar equipamentos de segurança através de sites especializados, verifique sempre o melhor no serviço oferecido aos clientes e os comentários deles em relação ao fabricante, à loja que vende o produto, ao próprio produto e se a empresa cumpriu o prazo de entrega. Ao adquirir equipamentos de segurança para sua casa, tais como extintores de incêndio, procure obter mais informações sobre o produto e sobre como utilizá-lo, pois muitas vezes é preciso que o usuário receba algum tipo de treinamento de segurança para manusear cada item de segurança. Existem vários tipos de extintores de incêndio disponíveis no mercado, e o mais recomendado para o ambiente doméstico é um extintor de incêndio de espuma.

Dicas de como comprar equipamentos de proteção para a indústria:

Certos EPI´s (equipamentos de proteção individuais) são cruciais para a execução de determinadas tarefas dentro das refinarias, indústrias petroquímicas, no setor naval, na indústria aeroespacial, automotiva e na construção civil, entre outros segmentos industriais. É importante ter ciência de como comprar equipamentos de segurança especiais, como máscaras, capacetes, óculos de proteção, botas, luvas, macacões, protetores auriculares e respiradores, entre outros EPI´s, e isto envolve adquirir peças de qualidade, com garantias, de fornecedor de boa procedência e nos tamanhos mais adequados para cada trabalhador. É aconselhável dar preferência produtos certificados, mesmo que sejam mais caros, mas que a empresa tenha certeza de que seu funcionário estará bem protegido.

Como comprar luvas de segurançaComo comprar luvas de segurança:

Existem muitos tipos de luvas de segurança disponíveis hoje em dia no mercado industrial para a proteção contra lesões e riscos de acidentes, que incluem:

Riscos mecânicos: Estes riscos ocorrem tanto em casa quanto no ambiente de trabalho, especialmente quando a pessoa lida com objetos cortantes ou ásperos, como vidro, tijolos, ferramentas e objetos pontiagudos. As luvas de malha de metal são bastante adequadas para proteger as mãos contra cortes e arranhões. Esse tipo de EPI é mais usado por pessoas que trabalham com ferramentas de corte ou outros instrumentos cortantes.

Riscos químicos: O perigo pode ser evitado com o uso de luvas de borracha, neoprene ou vinil, entre outros materiais. Essas luvas protegem as mãos de materiais corrosivos, óleos e solventes. É importante destacar que as luvas aluminizadas e luvas em tecido feito de misturas de algodão e outros tecidos geralmente são usadas para melhorar a aderência ao manusear objetos escorregadios. Essas luvas também ajudam a isolar as mãos do calor ou do frio.

Cabe lembrar que as luvas aluminizadas, feitas de tecido aluminizado, são projetadas para isolar as mãos do calor intenso. Essas luvas são mais comumente usadas por pessoas que trabalham com materiais fundidos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho