Reciclagem da madeira para a construçãoA reciclagem da madeira é uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente e salvar algumas árvores que servem de filtros para purificar o ar que respiramos. Em praticamente todos os lugares é possível observar móveis e objetos feitos de madeira, além de pisos e revestimentos empregados na construção civil. Muitas ferramentas são também produzidas em madeira, assim como utensílios domésticos e outros artigos e acessórios. Como se pode ver, a madeira é uma matéria-prima muito importante no dia-a-dia, sendo um recurso natural que requer cuidado em termos de uso e de extração, especialmente pela necessidade de se atender a demanda de mercado em relação aos produtos de madeira.

Atualmente, muitos países buscam formas de desenvolver novos métodos de reciclagem que visem à produção sustentável nas fábricas e que privilegiam a construção sustentável também. Hoje, praticamente tudo por ser reciclado, desde papel, até o alumínio, os metais, o vidro, a borracha, os plásticos, os tecidos e, inclusive, a madeira. Com a ameaça sempre constante do aquecimento global sobre a Terra, diversas grandes corporações estão se esforçando em prol do “mundo verde”. Há muitas maneiras diferentes realizar o reciclamento da madeira, por exemplo, como forma de criar um ambiente mais limpo e saudável para as futuras gerações. A maioria das grandes cidades tem adotado programas de reciclagem e este pode ser um bom começo para a preservação da natureza e dos ecossistemas existentes no planeta.

Móveis de madeira recicladaExistem muitas maneiras diferentes de praticar a reciclagem de madeira. Uma das maneiras mais populares é a utilização de madeira antiga, ou madeira de demolição, ou seja, aquela madeira que já utilizada em construções, para criar um objeto novo, ou um tipo de revestimento de piso totalmente moderno e aconchegante. Estes "novos" pisos de madeira são fabricados a partir de pedaços de madeira velha recuperada, o que pode ser um grande trunfo para qualquer casa. Outra forma de ajudar no processo de reciclagem de madeira é certificar-se ao comprar algum antigo, principalmente os itens de madeira nobre, que esta madeira pode ser reciclada e que, portanto, esta matéria-prima não será desperdiçada futuramente.

Este é o processo é conhecido como "desconstrução", e pode realmente prolongar a vida útil de qualquer pedaço de madeira. É bom destacar também que a preferência é sempre por adquirir móveis e artigos que sejam manufaturas com madeira certificada, sendo esta uma maneira de assegurar a preservação do meio ambiente e evitar o desmatamento de florestas de modo irresponsável por parte das grandes madeireiras.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil