Processamento de gás naturalO processamento de gás natural refere-se às medidas necessárias para levar o gás natural extraído em seu estado bruto como um produto final já processado e utilizável ao consumidor-produto. Nem todo o gás é similar em sua composição química, o que significa que vários processos separados podem ser imprescindíveis para refinar o gás em um pipeline de produtos prontos. A técnica de processamento de gás natural é essencial para a produção de gás utilizável, mas não envolve alguns riscos ambientais e de segurança.

A extração de gás natural é feita através de três tipos de poços, o que pode influenciar no modo de processamento de gás natural para a produção do produto final. Os poços de petróleo e de gás precisam ser processados para separar o gás do petróleo bruto, enquanto os poços de condensação de gás são processados para retirar a água e os hidrocarbonetos. Os poços de gás natural genuínos produzem um produto chamado gás não-associado, que exige menos processamento antes de ser enviado aos gasodutos.

Após a separação inicial ser concluída, o processamento de gás natural irá depender das substâncias químicas presentes no gás extraído. Um dos passos mais comuns é a "suavização" de gás com altos níveis de sulfeto de hidrogênio. Embora alguns tipos de gás natural apresentem níveis deste composto relativamente baixos, o gás natural tem de ser processado fora de algumas fontes, uma vez que é altamente inflamável e explosivo. A edulcoração geralmente é aplicada com uma substância, normalmente uma solução de amina, que absorve o sulfeto de hidrogênio até alcançar níveis seguros.

Muitos passos no processamento de gás natural são determinados para extrair subprodutos valiosos da substância inicial, e não apenas para fabricar um gás mais seguro. O butano, o propano e o etano podem ser extraídos de fontes de gás natural, e são produtos rentáveis. O processo com edulcorantes também permite a coleta de enxofre, que é extremamente valioso. Outras substâncias removidas do gás durante o tratamento são descartadas por uma série de razões, e utilizando-se de vários métodos.

Método de processamento de gás natural O método de processamento de gás natural é realizado através de uma usina de gás natural, com base em sistemas interligados de poços e câmaras de processamento. Essas grandes usinas consistem de tubulações através das quais o gás pode ser direcionado para tratamentos específicos de processamento. Em cada fase, alguns testes são elaborados com o objetivo de garantir que o produto atenda aos padrões da indústria ou do governo em termos de pureza e composição. As unidades de transformação estão localizadas perto do local de poços, apesar de grandes sistemas de gás natural muitas vezes contarem com plantas adicionais estrategicamente instaladas ao longo do gasoduto.

Como o processamento de gás natural envolve a remoção de poluentes e, muitas vezes, de materiais perigosos, a questão da gestão da poluição é fundamental para o futuro da indústria. Como substâncias tóxicas, tais como enxofre, gás butano e tolueno, são removidas, elas devem ser armazenadas cuidadosamente reguladas pelos órgãos competentes de cada governo. Em algumas regiões, as unidades de transformação estão sujeitas a limites de emissões, com sanções e multas aplicadas por infrações.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás