O que é iluminação solar híbridaA iluminação híbrida solar é uma inovação em tecnologia em termos de domínio da utilização da energia solar, especialmente por seu design simples e engenhosidade. Embora seu foco principal seja a aplicação em edifícios industriais e comerciais, muitos proprietários de imóveis projetados com base na construção verde já começam a observar como e o quanto essa fonte de iluminação pode ser viável.

Ao invés de usar painéis solares que coletam a energia proveniente do Sol para a geração de energia elétrica, armazenando esta eletricidade a fim de usá-la em edifícios e casas, a iluminação solar híbrida transmite a energia solar diretamente na estrutura através de fibras ópticas. Ao ignorar este passo intermediário, iluminação solar híbrida tem uma eficiência muito maior.

Os tradicionais painéis solares são capazes de utilizar aproximadamente 15% da luz solar que recebem, e as lâmpadas padrão perdem a maior parte de sua energia sob a forma de calor - o resultado final é uma eficiência total de cerca de 2% da luz solar original. Em contrapartida, os sistemas de iluminação híbrida solar utilizam até 50% da luz solar original.

Iluminação solar híbridaOs benefícios não param por aí. Os modelos de sistemas de iluminação híbrida solar originam muito menos calor do que as lâmpadas tradicionais (as fibras ópticas são frias o suficiente para ser tocadas sem perigo de queima), ajudando também a reduzir os custos de resfriamento. Eles também produzem luz indireta, o que significa que a luz recebida é de amplo espectro, o contrário do que os modelos de lâmpadas tradicionais oferecem aos usuários.

Esses sistemas de iluminação híbrida solar são híbridos, porque eles não utilizam a luz artificial: em um dia normal, 20% da luz gerada é criada artificialmente, e esta taxa é aumentada automaticamente (usando sensores fotográficos para determinar os níveis de luz), conforme o necessário em dias nublados, por exemplo. Atualmente uma instalação completa custa R$ 40.000 para 10.000 metros quadrados, mas o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de fibras ópticas de plástico devem possibilitar que os preços apresentam uma queda bastante significativa.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia