Para que servem os higrômetros digitaisOs modelos de higrômetros digitais medem a umidade e a temperatura do ar, ajudando a analisar qual é a umidade relativa e quais seus efeitos, mas existem outros tipos de higrômetros, como os de vidro, os higrômetros bimetálicos e os higrômetros com fio sintético. A umidade relativa é a razão entre a umidade absoluta atual e a maior umidade absoluta possível, salientando que este fator está sujeito à temperatura do ar atual. Para saber exatamente para que servem os higrômetros digitais, é importante entender que a umidade absoluta é a massa de vapor de água racionada pela massa de ar seco em um volume de ar que apresenta uma temperatura particular.

Casas, escritórios, museus, fábricas e estufas podem lançar mão do uso desses pequenos instrumentos de medição, que são produzidos pelos fabricantes de higrômetros digitais com diversas funções e em variados tamanhos, desde higrômetros portáteis, manuais e automáticos, com os quais é possível monitorar as condições de um determinado ambiente.

Higrômetro digitalMuitas pessoas usam os higrômetros digitais portáteis não somente para fins industriais, mas também para controlar a umidade dentro de casa ou de outros ambientes fechados. É sabido que certos aparelhos domésticos, como os aparelhos de ar condicionado e os aquecedores de podem reduzir drasticamente a umidade do ar quando funcionam por longos períodos. E isto acaba sendo prejudicial à mucosa, causando irritações no nariz e na garganta, além de alergias e problemas respiratórios, principalmente quando a umidade cai abaixo de 30%. Idealmente, a umidade em ambientes fechados, seja doméstico ou nas plantas industriais, não deve ultrapassar a faixa dos 60%.

Os tipos de higrômetros digitais oferecem grandes recursos e que os tornam dispositivos flexíveis e essenciais em muitos testes de laboratório, por exemplo. Esses instrumentos de controle e medição funcionam com baterias, portanto, são leves e fáceis de transportar a qualquer local. Para obter melhor visibilidade no escuro, estão disponíveis em lojas especializadas em suprimentos para o setor industrial alguns modelos de higrômetros com telas iluminadas.

Outros tipos de higrômetros têm características especiais adicionadas, como um suporte magnético ou adesivo para colar em uma parede ou armário. Os higrômetros digitais não precisam ser calibrados de forma independente, e normalmente apresentam margem de erro na medição 1-3%, dependendo da qualidade da marca. Empresas como a Instrutherm e a Instrutemp são opções de onde comprar higrômetros digitais, pois elas fornecem esses modelos de instrumentos de medição a preços competitivos, com aparelhos que fornecem diversas funções e muitas vantagens.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação