Automação residencial: vantagens do sistema de alarme sem fioUm sistema de alarme sem fio é uma grande vantagem oferecida pela automação residencial, em que vários componentes estão conectados sem o uso de fios; além disso, não é exigida fiação rígida para que o sistema de alarme doméstico funcione. Ambos os sistemas de alarme com fio rígido e os sistemas de alarme sem fio geralmente funcionam da mesma maneira e consistem de componentes similares. Há um painel principal que é o "cérebro" de todo o sistema. O usuário é capaz de interagir com o sistema através de um painel de controle, que geralmente está localizado separadamente do painel central.

Os sensores são instalados nas portas e janelas, que são considerados pontos de entrada da residência. Os sensores consistem de duas partes: um dispositivo é instalado na porta ou janela e o outro dispositivo é instalado no batente da porta ou da janela, bem próximo da outra peça. Quando uma porta ou uma janela é fechada, os dois dispositivos que formam um sensor criam um circuito elétrico completo. Assim que a porta ou a janela é aberta, o circuito é interrompido, disparando um alarme sonoro.

Alguns sistemas de alarme de automação residencial também podem incluir detectores de movimento. Como o nome sugere, os detectores de movimento acionam um alarme quando algum movimento ocorre na área monitorada pelo detector. Se alguém entrar na casa através de uma janela ou porta sem disparar o alarme, o detector de movimento serve como mais um método de detecção de invasores.

Os sistemas de alarme de monitoramento não só soam um alarme audível no próprio imóvel, como também alertam um serviço de monitoramento central sobre um possível arrombamento da residência. Dependendo do tipo de serviço de monitoramento contratado pelo proprietário da residência, além do próprio proprietário e da polícia, bombeiros e serviços de emergência são notificados quando o alarme é disparado.

Sistema de alarme sem fioUm sistema de fiação rígida tradicional conecta o painel principal, o painel de controle e todos os sensores de portas e janelas através de um sistema de fios. Para fins estéticos, os fios são instalados por dentro das paredes. Embora os sistemas de alarmes com fios tenham uma reputação de maior confiabilidade e eficácia do que os alarmes sem fio, a necessidade de instalar os fios no interior das paredes, muitas vezes, desmotiva os proprietários, que preferem contar com os sistemas que não utilizam fiação.

Em um sistema de alarme sem fio, os componentes se comunicam com o painel principal através do envio de informações sobre as frequências de rádio. A tecnologia por trás disso é semelhante à usada em telefones sem fio. No passado, muitos alarmes sem fio eram operados na mesma frequência que os telefones sem fio, causando interferências no bom funcionamento do alarme. A maioria dos novos modelos de alarmes sem fio mais modernos opera em frequências não utilizadas pelos telefones ou outros dispositivos sem fio.

Uma desvantagem de um sistema de alarme monitorado sem fio é que ele só pode funcionar em conjunto com o serviço de uma empresa específica de monitoramento. Se um cliente decide mudar o fornecedor dos serviços de monitoramento de alarme, ele vai, com toda probabilidade, necessitar de adquirir um novo equipamento que seja compatível com o serviço da nova empresa contratada. Comparativamente, os sistemas sem fio são mais caros do que um sistema equipado com fiação.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial