O que são hidrocarbonetos cloradosOs hidrocarbonetos clorados são moléculas orgânicas caracterizadas pela presença de, pelo menos, um átomo de cloro ligado a um átomo de carbono. Normalmente, compostos que contêm essas moléculas têm uma ampla gama de aplicações, inclusive para a criação de solventes industriais. Várias empresas fabricam ou trabalham com hidrocarbonetos clorados, também conhecidos como clorocarbonetos ou organoclorados.

Em alguns casos, os tipos de hidrocarbonetos clorados ocorrem naturalmente, e estas moléculas estão presentes em diversos produtos voltados ao mercado industrial. Em outros casos, os hidrocarbonetos clorados são produzidos artificialmente, em um ambiente de laboratório. O cloreto de vinilo, por exemplo, é fabricado em grandes quantidades para produzir os tubos de policloreto de vinila (PVC) e outros materiais. Da mesma forma, os hidrocarbonetos clorados também são empregados para produzir suprimentos químicos, pesticidas, solventes, revestimentos, polímeros e produtos de borracha sintética.

Uma grande desvantagem oferecida pelo hidrocarboneto clorado, assim como acontece com os hidrocarbonetos aromáticos, policíclicos aromáticos,hidrocarbonetos  saturados e hidrocarbonetos insaturados, é que esse elemento representa uma ameaça para a saúde humana e também ao meio ambiente. Caso liberado no meio ambiente, os hidrocarbonetos provocam doenças quando contato com as pessoas e animais, culminando em defeitos congênitos e outros problemas. Em alguns casos, estes problemas não são facilmente perceptíveis. O pesticida DDT, por exemplo, é feito à base de hidrocarbonetos clorados; inicialmente, este produto parecia seguro de usar, mas anos mais tarde os cientistas perceberam, após anos de estudos, que as populações de aves estavam ameaçadas pelo enfraquecimento das cascas dos ovos, comprometendo a qualidade dos embriões e reduzindo suas chances de sobreviver.

Solvente à base de hidrocarboneto cloradoAs inúmeras empresas fabricantes e fornecedoras de produtos químicos devem fazê-lo com cuidado para evitar os vazamentos acidentais, contudo, muitas dessas empresas também estão interessadas em minimizar a existência de resíduos, assim como os governos em diversos países. As próprias fábricas podem adotar planos e medidas de segurança e de controle bastante rígidos, que ajudem a reduzir os problemas ambientais originados do escape de hidrocarboneto e de produtos feitos com este elemento, assim como os consumidores devem ser alertados sobre os perigos do uso dos produtos derivados dos hidrocarbonetos clorados.

Como regra geral, os produtos à base de hidrocarbonetos clorados não devem ser despejados em ralos, jogados na terra ou em água corrente. Em vez disso, esses produtos devem ser encaminhados às empresas que lidam com a eliminação de resíduos perigosos. Produtos químicos, abrangendo pesticidas e solventes, devem ser rigorosamente controlados e utilizados somente como o indicado pelos fabricantes, levando em conta a proteção do frasco do produto em local adequado a fim de evitar incidentes e ferimentos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais