Hidrocarbonetos saturados e insaturados na produção de suprimentosOs hidrocarbonetos saturados (ou alcanos) são compostos químicos que consistem apenas no elementos carbono (C) e hidrogênio (H), em que os átomos desses dois elementos estão ligados entre si exclusivamente por ligações simples (ou seja, são compostos saturados). Os alcanos pertencem a uma série homóloga de compostos orgânicos em que os membros diferem por um isômero de massa molecular 14.

Cada átomo de carbono deve ter quatro ligações (CC), e cada átomo de hidrogênio deve ser associado a um átomo de carbono (ligações CH). Uma série de átomos de carbono agrupados entre si é conhecida como um esqueleto de carbono. Em geral, o número de átomos de carbono é muitas vezes usado para definir o tamanho do alcano (por exemplo, C 2-alcano).

Um grupo alquil, geralmente abreviado com o símbolo R, é um grupo funcional ou cadeia lateral que, tal como um alcano, consiste unicamente de um único átomo de carbono ligado ao hidrogênio, por exemplo, formando um grupo metil ou etil.

Gás propano com hidrocarbonetosO alcano mais simples possível (a molécula-mãe) é o metano (CH4). Não há limite para o número de átomos de carbono que podem ser ligados entre si, a única limitação é que a molécula é acíclica, saturada e é um tipo de hidrocarboneto. Os tipos de óleos e ceras saturados são exemplos de alcanos maiores onde o número de carbonos na cadeia de carbono tende a ser maior que 10.

Os hidrocarbonetos saturados ou alcanos não são muito reativos e têm pouca atividade biológica. São aproveitados como moderadores nucleares e como combustíveis, incluindo gás de cozinha. Já os hidrocarbonetos insaturados são hidrocarbonetos que possuem duplas ou triplas ligações covalentes entre adjacentes de carbono átomos. Aqueles com pelo menos uma dupla ligação são chamados de alcenos e aqueles com pelo menos uma ligação tripla são chamados alcinos.

Hidrocarbonetos insaturados com ligações tanto duplas quanto triplas têm os sufixos -eno e -ino e são tratados de forma semelhante. Eles são empregados na produção de suprimentos como plásticos e fibras sintéticas. As propriedades físicas de hidrocarbonetos insaturados são muito semelhantes aos dos compostos correspondentes saturados, sendo pouco solúveis em água. Exceto para os compostos aromáticos, os hidrocarbonetos insaturados são altamente reativos e sofrem reações de adição aos seus títulos múltiplos. Muitos tipos de reagentes típicos são adicionados, como hidrogênio, halogenetos, água, ácido sulfúrico, halogênios e alcoóis.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais