Ecologia industrial e o meio ambienteEcologia industrial é uma disciplina relativamente nova no mundo científico. Centra-se sobre o meio ambiente, a tecnologia e a economia, e em como estas três áreas se relacionam entre si. Grande parte das pesquisas abrangendo a ecologia industrial está enfocada em políticas ambientais, produtos biodegradáveis, extensão do ciclo de vida de produtos e gestão ambiental, e, em geral, contribui para o conceito de eco-friendly (amigo da ecologia).

A Ecologia industrial começou a emergir quando as pessoas perceberam que a industrialização dos países estava provocando impactos negativos sobre o meio ambiente. Este campo foi criado para assegurar que os efeitos negativos da industrialização sejam amenizados, ou que, ainda, sejam revertidos em medidas de preservação do ecossistema. Este campo de estudos analisa o fluxo de recursos - materiais, energia, água e produtos, e como o fluxo está estruturado.

Desde 1989, a revista Scientific American publica artigos anualmente sobre a ecologia industrial. O foco desses artigos está geralmente ligado nos processos de fabricação e seus impactos no ecossistema. Cada artigo examina como os métodos de produção industrial geram efeitos significativamente menores sobre o meio ambiente, ano a ano.

Nos Estados Unidos, o Centro Yale para a Ecologia Industrial tornou-se líder mundial nesta área e tem procurado desenvolver programas de ecologia industrial nos países em desenvolvimento. Países que estão se tornando mais urbanizados, povoados e modernizados beneficiam-se da aplicação dos conceitos de ecologia industrial para proteger o seu ambiente natural. O programa de Ecologia Industrial de Yale realizou pesquisas em lugares como Índia, China, Caribe, Sudeste da Ásia, África Oriental.

Um dos focos da ecologia é o aquecimento global. Alguns pesquisadores acreditam que o aquecimento global é cíclico e é o resultado de um fenômeno natural que ocorre a cada milhares de anos. Outros cientistas confiam que o aquecimento global é um problema induzido pelo homem. Estes mesmos pesquisadores avaliam que através da redução das emissões carbono, o aquecimento global pode ser revertido.

A Ecologia industrial desempenha um grande papel na resolução de questões como o aquecimento global, do desmatamento das florestas e da poluição de rios e mares, porque leva em conta como os processos de manufatura estão afetando o meio ambiente e como os resíduos e subprodutos podem ser eliminados de uma forma adequada e mais segura. Os ecologistas industriais utilizam recursos tecnológicos com a finalidade de fomentar ambientes que promovam a sustentabilidade. Às vezes, a ecologia industrial é referida como a "ciência da sustentabilidade". O objetivo dos ecologistas industriais é abordar os problemas de sustentabilidade e promover um sistema mundial que empregue as técnicas naturais e ferramentas científicas a fim de encontrar uma solução para a deterioração ambiental.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente