O que é esponja de titânioA esponja de titânio é uma forma porosa de titânio criada durante a primeira fase de processamento do metal. Em sua forma natural, o titânio surge naturalmente dentro da crosta terrestre. Depois de ser extraído, ele é processado para remover o excesso de materiais que se acumulam na superfície do metal, para só então ser processado e convertido de modo a se tornar um produto acabado e utilizável.

O processo de conversão utilizado com titânio, enquanto ainda matéria-prima, é chamado de Kroll. Este é um complexo método em forma de lotes, contendo múltiplos estágios e que necessita de um nível muito alto de calor, além de equipamento especializado. O processo Kroll converte o óxido de metal em cloreto de metal. Estes produtos químicos são separados por um processo chamado de destilação fracionada, na qual os componentes de uma mistura são separados com base em seus diferentes pontos de ebulição.

O material resultante do processo Kroll é esponja de titânio. A esponja é então submetida ao processo de lixiviação ou destilação de vácuo aquecido para remover as impurezas ainda existentes. Os materiais remanescentes da esponja são esmagados, prensados e fundidos com o objetivo de remover as impurezas de modo ainda mais profundo.

Na etapa seguinte do processo, a esponja de titânio é derretida. É então submetida a um processo de destilação fracionada para remover o excesso de líquido, posteriormente sendo combinado com o magnésio fundido, alumínio, ferro, vanádio ou molibdênio e argônio em um forno muito quente. O propósito de combinar esses materiais é somar força e estabilidade para a esponja de titânio e criar uma liga de metal maleável.

Esponja de titânioNeste ponto, a esponja de titânio convertida está pronta para fabricação. Algumas empresas vendem esponja de titânio como um produto acabado, enquanto outras utilizam-na como um suprimento que ainda necessita de processo de conversão internamente. A esponja agora pode ser moldada em forma de lâminas, chapas ou tubos. Estes produtos são depois enviados para diferentes usinas e fabricantes de produtos industriais que irão produzir produtos acabados para uso comercial.

Titânio é usado para produzir peças para motores a jato, mísseis, implantes ortopédicos, joias e telefones celulares. As principais propriedades do titânio são a sua baixa densidade e alto nível de resistência à corrosão. Embora seis vezes mais caro do que o aço, o titânio é muito resistente à corrosão, tanto de água salgada quanto de água clorada, tornando-se popular entre os diversos fabricantes.

O titânio foi descoberto e documentado por William Gregor em 1791. Apesar de o titânio purificado ser muito caro, ele também pode ser encontrado em rochas, água e solo. O processo de extração e combinação do titânio com demais ligas é o que torna o processamento do metal titânio complexo e caro.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica