Formas de aplicação da nanotecnologiaA nanotecnologia é a ciência relativa à tecnologia de criação de materiais em um nível molecular. Algumas formas de aplicação da nanotecnologia são usadas na medicina, no setor químico, no meio ambiente, nas empresas de energia e na comunicação. A utilização da nanotecnologia na medicina tem proporcionado muitos avanços médicos, por isso, algumas das aplicações da nanotecnologia são exatamente na área de diagnósticos. Este tipo de tecnologia auxilia na identificação de DNA e ajuda a detectar sequências genéticas.

Outros usos da nanotecnologia na medicina referem-se ao modo de fornecimento de drogas e na engenharia de tecidos cutâneos. A entrega da droga, ou medicamento, pode ajudar nos tratamentos de câncer através da administração de medicamentos via implantes, em vez das aplicações de injeções tradicionais. A engenharia de tecidos cutâneos ou de órgãos internos é um novo campo da nanotecnologia e envolve a reparação ou reprodução artificial do tecido danificado.

O emprego dos processos de nanotecnologia molecular nos segmentos químico e de meio ambiente já resultou em benefícios positivos para cada um desses campos. A catálise química é um processo de redução dos poluentes através de um reagente ou catalisador. Isso pode ser especialmente útil se usado em células de combustível dos veículos ou conversores catalíticos, visando a reduzir as emissões de carbono pelos automóveis.

NanotecnologiaA filtragem, método também conhecido como filtração, é outra das aplicações da nanotecnologia, como forma de ajudar o meio ambiente. A nanofiltração envolve o uso de filtros com orifícios extremamente pequenos para o ato de filtragem, removendo os íons para o tratamento de águas residuais ou na purificação do ar. Filtros de nanofiltragem com orifícios um pouco maiores são usados em um tipo de filtragem chamado de ultrafiltração e sua aplicação atual é no procedimento de diálise renal em pacientes com problemas de insuficiência renal.

Muitas empresas de energia também se utilizam das vantagens da nanotecnologia na geração de energia elétrica, especialmente aproveitando as fontes de energia alternativas. Um exemplo é a melhor produção de energia através do uso de células solares. Estas células solares atualmente só convertem cerca de 40% da energia do sol, mas com os avanços tecnológicos, a nanotecnologia deve ser capaz de aumentar a quantidade de energia adquirida.

A área da Comunicação também se beneficiou do uso da ciência nanotecnológica. A memória dos computadores, por exemplo, pode ser elevada e a velocidade dos semicondutores é muito mais rápida com os desenvolvimentos adicionais em nanotecnologia. Estas melhorias levaram a progressos na velocidade em que a informação pode ser compartilhada e em termos de quantidade de dados que podem ser analisados. Sem a nanotecnologia, o laser usado para diversas finalidades hoje em dia não estaria disponível.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação