Como seguir carreira no setor de energia sustentávelDe acordo com especialistas em negócios, quem deseja saber como seguir carreira no setor de energia sustentável deverá se preparar a fundo, já que o segmento deverá crescer enormemente ao longo do século 21. Para ocupar qualquer vaga de trabalho no âmbito de energia sustentável, os candidatos devem passar por treinamento especial e investir em cursos técnicos, de Graduação e de Pós Graduação, aproveitando também que muitas escolas técnicas e universidades ampliam o número de vagas e aperfeiçoam seus métodos de educação, aprimorando o conhecimento dos professores e apostando em novas maneiras de formar seus alunos, de modo que eles possam atender plenamente à demanda de mercado cada dia mais crescente. O campo de energia sustentável é atrativo especialmente para os novos profissionais que entram no mercado, e abrange desde a parte de desenvolvimento de softwares, passando pelo meio ambiente, e chega até a construção civil.

Alguns dos muitos tipos diferentes de carreiras em energia sustentável incluem a investigação científica e o desenvolvimento de métodos sustentáveis de produção, análise ambiental e consultoria, além de construção verde. Empregos na área de administração e de manutenção também podem ser abundantes em alguns setores específicos, como no industrial, por exemplo, em que, no caso da manutenção, as empresas buscam excelência na produção e nos resultados, fatores nos quais a manutenção tem grande influência.

Conforme a oferta de recursos de combustíveis fósseis decai e as mudanças climáticas se tornam mais prevalentes, as chamadas fontes de energia alternativas se mostram a solução para os problemas ambientais e para assegurar a eficiência energética. Profissionais como cientistas qualificados são necessários no sentido de ajudar a refinar a tecnologia de energias alternativas existente, bem como desenvolver novos métodos de criação de energia sustentável e adaptar os recursos de energia a fim de atender à crescente demanda.

Carreira no setor de energia sustentávelMuitas universidades oferecem laboratórios altamente equipamentos e que visam prover as pesquisas em andamento, voltando-se também à formação sólida em matemática, engenharia e ciência clássica. Carreiras em energia sustentável que se concentram em pesquisa científica e desenvolvimento têm campo aberto em empresas fornecedoras de energia alternativa, em grandes laboratórios, centros de pesquisas e nos departamentos de energia do governo, além do setor privado.

Os trabalhos em análise ambiental e de consultorias são essenciais para as empresas na medida em que auxiliam a determinar o uso mais adequado da energia, estabelecendo métodos de aplicação dos meios de geração de energia e novas adaptações desses métodos. Um consultor em energia sustentável é primordial para a grande maioria das corporações hoje em dia, principalmente porque essas empresas devem contar com certificação dos órgãos ambientais.

Na construção civil, os engenheiros civis e arquitetos com foco em construção e arquitetura verde têm um amplo campo de trabalho para atuar, visto que grande parte das construtoras já busca a sustentabilidade através de construções que visem o conforto dos moradores e também a preservação do meio ambiente. Mas cabe lembrar que a construção verde não se aplica somente a edificação de casas e prédios residenciais e comerciais, mas também à construção de pontes, túneis, parques, estádios e ginásios de esportes.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial