O que é remanufatura na manutençãoA remanufatura na manutenção é uma forma de reciclagem reutilizando máquinas que já não funcionam mais. Este processo consiste na desmontagem de uma máquina para consertá-la, reciclá-la, ou reutilizar apenas alguns de seus componentes. Os equipamentos remanufaturados (reproduzidos) podem ser grandes máquinas pesadas industriais, computadores, equipamentos de escritório e eletrodomésticos. Muitos fabricantes de veículos e especialistas em reparação de automóveis, muitas vezes, remanufaturam os automóveis para revenda.

Uma forma de remanufaturar uma máquina para reformá-la é redirecionar as peças em boas condições de uso. Reformar uma máquina significa reparar, inspecionar as peças quebradas ou desgastadas, e restaurar a máquina a uma condição de semi-nova.

O processo de remanufatura ajuda a reduzir a quantidade de resíduos eletrônicos colocados no ambiente em decorrência da quebra de máquinas e equipamentos pesados que não serão mais operados. Além de economizar espaço dentro das plantas industriais e no chão de fábrica, a prática de remanufatura de bens reduz o depósito de produtos químicos prejudiciais que vêm de eliminação de componentes eletrônicos, como os usados em monitores de computador, televisões e aparelhos celulares.

A remanufatura de equipamentos, especialmente dentro da manutenção, é considerada um passo social e ambientalmente responsável para uma empresa que lida com toneladas de resíduos eletrônicos. Quando se trata de substituição de peças caras, as peças remanufaturadas podem ser uma solução mais adequada e rentável, mas às vezes o esforço e o trabalho aplicados em prol da reciclagem de certos componentes tornam inviável o processo de remanufatura, sendo mais fácil e rápido trocar toda a máquina.

Peças remanufaturadasAtualmente, é grande o número de empresas especializadas em remanufatura, seja de equipamentos industriais, domésticos, eletrodomésticos, computadores, aparelhos portáteis e até de cartuchos de tinta para impressoras, bem como outros suprimentos de informática.

A aquisição de sistemas remanufaturados pode ser uma opção de baixo custo para aqueles que trabalham com base em um orçamento restrito. Os tipos de sistemas remanufaturados são geralmente projetados e concebidos com o mesmo padrão que os novos sistemas quando o consumidor os adquire de um fabricante ou revendedor. Muitas vezes, esses sistemas têm as garantias que os novos. Assim como os novos sistemas, as máquinas remanufaturadas podem ter avarias ocasionais que exigem que o aparelho seja devolvido ao fabricante para troca ou reparo, mas normalmente contam com garantia de qualidade do fornecedor.

Ao fazer compras em uma loja de eletrônicos, é importante reconhecer a diferença entre os produtos e bens remanufaturados, os novos, e os que foram adaptados, pois há diferença na qualidade do produto e também no preço final oferecido ao cliente, considerando-se que na grande maioria das vezes o cliente pode conseguir um desconto bem atraente.

Saiba mais sobre remanufatura

remanufatura de cartuchos
remanufatura de amortecedores
remanufatura de embreagens
diferença entre remanufatura e recondicionamento
remanufatura de máquinas

Remanufatura de cartuchos

No processo de impressão a jato de tinta , um cartucho remanufaturado é um tipo de cartucho de tinta que já foi utilizado, mas passa pelo método de remanufatura de cartucho ou remanufatura de toner, ou seja, esses produtos são reciclados e recarregados com tinta. Alguns fabricantes de impressoras não oferecem cartuchos remanufaturados, apenas cartuchos novos.

Remanufatura de amortecedores

A remanufatura de amortecedores é o processo de reaproveitamento do dispositivo para que ele seja utilizado novamente, como um amortecedor semi-novo. Muitas empresas transformam os amortecedores usados em amortecedores remanufaturados, sendo que estes componentes são usados para amortecer ou restringir o impacto. Pode ser tipo de amortecedor hidráulico ou mecânico, concebido para dissipar a energia cinética.

Remanufatura de embreagens

As embreagens remanufaturadas são montadas exclusivamente de acordo com os documentos de fabricação. Os componentes que não foram úteis (por exemplo, peças desgastadas) são substituídos pelos componentes da série original. As embreagens são processadas mecanicamente até que a peças recondicionadas fiquem em tão boas condições quanto as embreagens novas.

Diferença entre remanufatura e recondicionamento

O processo de remanufatura é mais extenso do que o método de recondicionamento de peças e equipamentos. A remanufatura envolve a troca de peças desgastadas por outras novas, de modo que o equipamento funciona como se estivesse novo. Já a prática de recondicionamento não oferece muitas garantias quanto ao bom funcionamento da máquina e seu ciclo de vida útil.

Remanufatura de máquinas

A remanufatura de máquinas existentes e já usadas é uma alternativa muito rentável comparando-se com a substituição por novos equipamentos. Além de ser uma saída interessante e mais barata para os consumidores, as máquinas remanufaturadas podem ter a mesma qualidade de uma máquina recém-fabricada, e muitas vezes, a própria empresa de remanufatura de equipamentos oferece algum tipo de garantia de serviço.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção