Qual o uso de um esferômetro

Qual o uso de um esferômetro Um esferômetro é um dispositivo usado em engenharia mecânica para obter a medição precisa do raio de um círculo. É uma ferramenta de medição única que pode aferir com precisão as superfícies curvas. A ferramenta foi originalmente projetada para oferecer aos médicos oftalmologistas a capacidade de medir a curvatura das lentes de vidro, sem ter que depender de equipamentos de interferometria mais caros.

Muitos tipos de esferômetros são construídos com três suportes, que tomam a forma de um triângulo equilátero. No meio da base há um parafuso com uma ponta fina, sendo conectado a uma porca e um mostrador de medição. Geralmente, há uma escala vertical anexado ao lado do esferômetro, que é usado para indicar quantas voltas inteiras da porca foram feitas, bem como para fornecer um índice da leitura do dial de medição.

Para obter a leitura de um esferômetro mecânico, o instrumento tem que ser completamente nivelado. Então ele pode ser colocado sobre o objeto a ser testado. Todos os quatro pontos finos devem estar exercendo uma quantidade igual de pressão antes da medição ser feita. A diferença entre as medidas mostra a espessura dessa área, que é cortado por um plano que passa pelos três suportes equidistantes. Usando r para indicar a distância total e s para a distância entre os suportes, o raio pode ser determinado usando a fórmula R = r2 + s2/2s.

Esferômetro mecânicoHá também esferômetros digitais, que geralmente vêm em duas formas. A primeira forma permite que os usuários obtenham uma medição diretamente no dispositivo – em vez de um mostrador de medição, o parafuso tem uma placa com interface digital. A segunda forma envolve um esferômetro sem leitura de mostrador, em vez disso, ele tem um dispositivo separado que imprime uma leitura digital. Um esferômetro digital permite uma leitura mais fácil dos dados pelos usuários, mas há alguma preocupação em relação à precisão desses dados coletados. Um esferômetro digital portátil pode não ser capaz de gravar a rugosidade em uma superfície, mas um esferômetro de discagem padrão pode.

Embora os modelos de esferômetros portáteis ainda sejam comumente utilizados por oftalmologistas, eles também podem ser aproveitados em outros campos, geralmente como dispositivos de controle de qualidade. Por exemplo, um esferômetro é sempre muito útil em testes de tubos de perfuração antes de enviá-los às empresas, com o objetivo de certificar que esses tubos não sofrerão fissuras durante o uso.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password