O que é química verde

O que é química verdeQuímica verde é química básica que consiste na filosofia de que a pesquisa, os métodos e os resultados finais dos estudos devem ser os mais ecologicamente corretos. Este campo observa a conservação dos recursos naturais, o impacto ambiental e a prevenção de problemas ecológicos que afetam o meio ambiente. Esse campo de estudos não deve ser confundido com a química ambiental, sendo este o estudo químico do ambiente natural. Exemplos da química verde são encontrados em quase toda a extensão da química, incluindo a química orgânica, a inorgânica, a bioquímica e a física.

Os 12 princípios que regem o estudo da química verde foram desenvolvidos por Paul Anastas e John C. Warner em 1998. Estes princípios são projetados com o objetivo de fornecer uma bússola ética e moral com base nas quais os químicos devem atuar. Estes princípios enfatizam a utilização de recursos renováveis em pesquisa de química verde, bem como a minimização de produção de produtos perigosos e derivados de resíduos. Este estudo salienta também o aumento da segurança e da sustentabilidade, tanto no ambiente de laboratório, bem como no mundo em geral.

química verdeEnquanto os princípios são bastante de natureza técnica, alguns exemplos da química verde, que resultaram do uso desses princípios, incluem alguns avanços científicos nas áreas de agricultura sustentável e combustíveis biodiesel, e o desenvolvimento de novas formas para a fabricação de produtos de consumo. Um exemplo é uma mudança na fabricação de Teflon® revestimento antiaderente, que é comumente aplicado em panelas domésticas. O Teflon® é tradicionalmente fabricado em imersão na água para conseguir a reação química necessária. Com a ajuda da química verde, descobriu-se que o dióxido de carbono funciona muito melhor na criação do revestimento antiaderente, deixa poucos ou nenhum resíduo depois do processo de fabricação.

A química orgânica verde, ou o estudo de organismos baseados em carbono de uma maneira ecologicamente correta, tem levado a processos agrícolas mais ecológicos. Produtos químicos como os pesticidas, que são tóxicos para quaisquer animais ou pessoas que entram em contato com eles, estão sendo eliminados das plantações e substituídos por plantas química ou biologicamente alteradas que são resistentes a algumas pragas. Os tipos de pesticidas mais seguros também estão sendo desenvolvidos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password