O que é um condensador evaporativo

O que é um condensador evaporativoUm condensador evaporativo é um dispositivo que facilita a condensação, ou o retorno a um estado líquido, de um gás quente ou vapor em um sistema de tubos, utilizando a evaporação da água que flui sobre os tubos. Em termos simples, um condensador evaporativo utiliza um sistema de tubos expostos a um fluxo constante de água para arrefecer e condensar um gás quente. A condensação e a seguinte refrigeração do gás são processos causados pela transferência de calor que ocorre quando a água flui sobre a evaporação do gás. Este processo é usado extensivamente na indústria de ar condicionado como um meio de condensação do gás refrigerante.

Todos os processos de refrigeração e de condensação de ar se utilizam de um gás para facilitar a transferência de calor entre a área de condicionamento do ar e a atmosfera exterior. Este procedimento depende da utilização de um compressor visando a aumentar a pressão na seção do evaporador, ou na área de condensação de ar no sistema, que por sua vez permite a absorção de calor daquela área. Este calor absorvido (qualquer calor gerado) pelo processo de compressão tem de ser rapidamente removido do refrigerante, ou condensador, para que o ciclo de transferência de calor pode ser repetido. Isto é feito de forma a permitir que o refrigerante quente circule através de uma série de tubos expostos a um ventilador de fluxo de ar induzido.

Condensador evaporativoApesar de eficaz, este método de resfriamento ou condensação do líquido refrigerante não é particularmente eficiente, principalmente em grandes sistemas comerciais. Esta falta de eficiência torna-se evidente quando a temperatura ambiente sobe acima de 37 graus Celsius. Nessas condições, um sistema de ar refrigerado convencional pode perder até 25% de sua eficiência operacional. O modelo de condensador evaporativo consiste de um mecanismo de condensação muito mais eficiente em sistemas maiores, perdendo apenas uma fração de sua capacidade efetiva em todas as condições ambientais.

O sistema condensador evaporativo tipicamente consiste de uma série de canos ou tubos que transportam o gás refrigerante quente. Esses tubos são simultaneamente expostos a um spray de água e a um fluxo de ar. Uma parte da água que flui ao longo dos tubos de gás cheios se evapora devido a uma combinação de ser aquecida pelos tubos do aquecimento dos tubos e pelo fluxo de ar. Esta evaporação é o mecanismo que permite o resfriamento rápido do gás refrigerante no equipamento, que é então bombeado de volta para retomar o processo de condicionamento de ar. A água restante é então coletada e recirculada sobre as bobinas do condensador.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password