O que é ductilidade em um metalA ductilidade em um metal é a capacidade do material, como o aço, por exemplo, de ser deformado sem se quebrar. Os materiais que são extremamente dúcteis podem ser esticados, dobrados e deformados sem rachar e sem perder a sua força, e esta é uma qualidade desejável, especialmente nos metais. Diversos fabricantes preferem trabalhar com metais que apresentam as qualidades de ductilidade e maleabilidade, ou ductilidade e alta capacidade de tenacidade, uma vez que os metais com essas características são mais fáceis de usinar, especialmente na indústria metalmecânica.

Para medir a ductilidade de um material, o testador normalmente emprega uma medida de resistência à tração do material. A resistência à tração examina quão longe o material pode ser esticado sem apresentar rupturas e fissuras. A propriedade de ductilidade de um metal é semelhante à característica de maleabilidade metálica, embora cada uma delas possua suas diferenças peculiares. Em vez de medir resistência à tração, ou essencialmente o quanto o metal pode ser esticado, mede a maleabilidade de um metal e o quanto de pressão ele suporte antes de se rachar. Este tipo de pressão é conhecido como força de compressão.

Um metal pode ser dúctil e maleável, ou pode apenas possuir uma destas propriedades. Por exemplo, um metal pode ter a ductilidade e a maleabilidade, ou seja, mantém-se bem sob pressão e pode ser esticado em arames finos. Outro metal, no entanto, poderia ter a capacidade de manter-se bem sob pressão, mas começa a quebrar quando esticado. Este segundo metal seria maleável, mas não muito dúctil.

Nível de ductilidade de um material Quando o nível de ductilidade de um material precisa ser determinado, um método comumente usado é o teste de flexão. Uma lâmina de algum tipo de metal é colocada em uma máquina que aplica uma força a um determinado ponto e em um ângulo específico. A quantidade específica de força é exercida sobre o material por uma determinada quantidade de tempo. Depois o material é verificado para ver quão bem ele levantou durante o teste. Quanto mais dúctil o material, melhor ele vai fazer sobre o teste de flexão.

Ouro e prata são classificados como os metais mais dúcteis. Enquanto o aço é um metal comum utilizado na manufatura e na engenharia de construção, sua ductilidade pode mudar dependendo dos elementos contidos no aço, que formam as ligas de aço. Embora todos os metais tenham um determinado nível de ductilidade, este limite pode ser aumentado ou reduzido com base na composição dos metais e de como eles são criados.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica