Como funciona a solda de ponto por resistência

Como funciona a solda de ponto por resistênciaNa indústria metal mecânica, a solda de ponto de resistência é um tipo de processo de soldagem que utiliza corrente elétrica para fundir e unir internamente duas folhas de metal. Com a resistência do metal, a corrente elétrica provoca acúmulo de calor no local onde a corrente é aplicada. Quando as duas folhas de metal são unidas e corrente passa através delas por um determinado período de tempo, uma solda ou é formada no ponto de soldagem.

O processo de soldagem a ponto de resistência geralmente envolve o uso de uma máquina equipada com pontas de cobre do eletrodo, através da qual passa a corrente elétrica. Como as folhas de metal, que são presas pelas pontas do eletrodo, uma pepita de solda começa a ser formado no interior da peça pela fusão de metal. Já a solda a arco faz a solda da parte externa do metal naquele local.

Cuidados devem ser tomados ao aplicar a quantidade certa da corrente para o tipo de metal usado na solda por ponto de resistência -, juntamente com certa pressão e por um tempo preciso. O tipo de metal que deve ser ligado, juntamente com sua espessura, determina os valores adequados de pressão, corrente e tempo. Os metais mais comumente usados – aço, ligas de níquel, titânio ou alumínio – normalmente variam em tamanho de 0,008 polegadas (0,2 mm) e 1,25 polegadas (31,75 mm) neste processo. Caso essas variáveis sejam muito altas para o metal a ser soldado, as peças podem derreter em excesso e ainda há risco de se formar perfurações no metal. Contudo, valores demasiadamente baixos podem produzir uma soldagem fraca e ineficiente.

A soldagem de ponto por resistência é um processo de solda muitas vezes utilizada na indústria automobilística e aeroespacial. Também é aplicada na ortodontia, na criação de bandas, ou chaves, que vão ao redor dos dentes. Os fabricantes geralmente gostam de empregar esse método de solda porque leva pouco tempo para ser concluído. No trabalho de soldagem repetitiva, o uso de robôs e máquinas automatizadas ajuda na solda mais precisa e elimina alguns dos riscos de segurança que a solda oferece aos operários.

Ao contrário de outros tipos de soldadura, a soldadura de ponto de resistência não emite raios de luz ultravioleta prejudiciais. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para proteger os olhos – e outras partes do corpo – a partir de metal fundido, já que faíscas podem escapar durante a solda. Por isso, as devidas precauções de segurança apropriadas devem ser observadas quando uma pessoa está operando uma tocha de solda da resistência local.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password